Ciranda da Arte

Reconhecendo nossas Goianidades

O III Concurso Cênico-Literário Reconhecendo nossas goianidades é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, por intermédio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação e da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental. Trata-se de um projeto em harmonia com o PPA 2020 – 2023 Plano de Desenvolvimento Estratégico, com o Plano Plurianual – PPA, do Programa 1008 – Educação Que Queremos – Ação 2285: Apoio Técnico Pedagógico ao desenvolvimento das Atividades do Ensino, Produto 7654, ainda, em concordância com o Plano Estadual de Educação-PEE, Lei Estadual nº 18.969/2015 na Meta/Estratégia 2.8 e 2.17.

O projeto que configura este concurso é interdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Arte/Teatro. Ao estabelecer pontos de contato entre Literatura e Teatro, inter-relacionando-os neste projeto, propõe-se aos estudantes participantes atividades de criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão conforme as habilidades e objetos de conhecimentos que compõem o DCGO-Ampliado com o foco na valorização, no reconhecimento, na promoção e na preservação das identidades culturais de Goiás.

Assim possibilita, aos/às estudantes participantes, experiências para (re)descobrirem a forma de desenvolver a linguagem oral, escrita, gestual e cênica com sensibilidade e senso crítico, trazendo à realidade emoções profundas e significativas a partir da utilização de experiências pessoais para a construção de textos literários e/ou de cenas teatrais, interligados à pesquisa e ao estudo de biografias e autobiografias de artistas e autores/as, bem como de obras artísticas e obras literárias que valorizam a diversidade cultural goiana da comunidade local e regional.

O concurso visa premiar estudantes do Ensino Fundamental da Rede Pública Estadual de Goiás, em reconhecimento à qualidade de suas produções cênicas e produções textuais inéditas elaboradas a partir do tema “Quem sou eu? minhas identidades, origens, memórias e vivências”.

Inscrição Encerrada!

Acompanhe a transmissão ao vivo

A comissão organizadora do concurso é composta por professores do Centro de Estudo Pesquisa Ciranda da Arte e da Gerência de Ensino Fundamental Anos Finais. É com muito cuidado e carinho que preparamos este projeto para vocês! Aguardamos seu feedback.

Galeria de Fotos

ESPETÁCULO TEATRAL PRETURA

ESPETÁCULO ENTRE ESTÓRIAS, DOCES E POESIAS 2022

ACOLHIDA- RECEPÇÃO EM GOIÂNIA 2022

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO 2022

PROCESSO – PREPARAÇÃO DO ESPETÁCULO 2022