Ciranda da Arte é destaque no Jornal O Hoje.

banner_niver_goiania_DM

Nos 82 anos da Capital, programação de eventos culturais presenteia moradores em vários pontos da cidade

As comemorações dos 82 anos de Goiânia vão presentear a população da cidade com apresentações culturais durante hoje e amanhã em vários pontos da cidade. Hoje será realizada A Hora da Retreta, quando oito bandas marciais se apresentarão consecutivamente, a partir das 9 horas, na Praça Joaquim Lúcio, em Campinas. Amanhã é a vez do projeto Arte Por Toda Parte, com vários grupos artísticos que se apresentam gratuitamente em lugares públicos em regiões diferentes de Goiânia. Coro cênico, grupo de metais, dança, teatro, grupo de viola e literatura estão entre as atrações artísticas. E amanhã à noite, a Banda Sinfônica do Estado  faz concerto no Teatro Goiânia.

Já no sábado será lançado o Circuito Cultural Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, com a praça e seu conjunto de edifícios revitalizados. Dentro do circuito, os visitantes poderão conhecer mais da história da cidade com a exposição Praça Pedro Ludovico Através da Imagem, no Museu da Imagem e do Som (MIS).

Também no aniversário da cidade, oito bandas marciais de escolas estaduais participarão do tradicional desfile cívico-militar comemorativo do aniversário de Goiânia, na Avenida 24 de Outubro, em Campinas, a partir das 9 horas. Participam do desfile cívico as bandas marciais dos colégios estaduais Ayrton Senna, José Lobo, Jardim Europa, Senador Teotônio Vilela, Dom Abel, Assis Chateaubriand, Ismael Silva e Colégio Severiano de Araújo, seguidos por alunos de escolas municipais e das tropas militares que farão o encerramento da tradicional festa popular. Por conta do período de forte calor, é importante que o público, durante o desfile, beba bastante líquido, utilize protetor solar e faça uso de boné ou guarda-sol para se proteger.

O início da apresentação será na esquina da Avenida 24 de Outubro com a Rua Senador Jaime; e o encerramento nas proximidades da Igreja Matriz, na Rua José Hermano. A escolha do bairro para o desfile não foi por acaso: o setor da região noroeste foi o berço de Goiânia. Em 1914, Campinas foi elevada à condição de município brasileiro e em 1935, foi incorporada a nova Capital do Estado de Goiás.

Ciranda da Arte

Na programação, parte das atrações será conduzidas pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. O projeto é voltado para alunos da rede pública. O principal objetivo do projeto é pensar a arte e a educação como prática capaz de transformar sujeitos sociais. Criado há dez anos pelo governo do Estado, o grupo é composto por cerca de 300 educadores e artistas. Todos trabalham com a disciplina de Arte em seus diferentes enfoques: dança, música, teatro, e ar­tes visuais.

É neste sentido que surgem os grupos de produções artísticas, que organizam espetáculos em parceria com a comunidade escolar. Neste ano, os grupos têm pensado projetos que trazem as crianças à centralidade de suas ações a exemplo da Ban­da Sinfônica do Estado de Goiás.  

 

Fonte: http://ohoje.com/jornal/ler/noticia/25591/titulo/arte-para–celebrar-goiania

Comentários estão fechados