Grupo Experimental de Dança Ciranda da Arte – Espetáculo: Epístolas – Local: Teatro Goiânia – Data: 12/02/2016 – Horário: 20 horas

BF_epistolas2

Sinopse

(do grego “ordem, mensagem”, pelo Latim epistòla,ae “carta, mensagem escrita e não assinada”)

Trata-se de um espetáculo de Dança Experimental, na qual o corpo, a Dança assume a transmissão dos pensamentos e sentimentos textuais. Subjetivamente o corpo é um texto escrito em forma de carta, para ser correspondido a um, vários ou nenhum destinatário.

Distingue-se por expressar opiniões, manifestos, e discussões para além de questões ou interesses meramente pessoais ou utilitários, sem, porém deixar o estilo formal, que combina amores objetivos e apelos subjetivos com o debate de cenas abrangentes e abstratas.

 CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO TEASER

Release

Epístolas trás cartas destinadas a uma, a várias ou a nenhuma pessoa. A narrativa percorre o imaginário subliminar e outras vezes, faz menções a conteúdos de cartas que jamais foram abertas.

A interpretação naturalista considera movimento corporal como anterior e não influenciado pela linguagem verbal, enquanto a interpretação lingüísta favorece a linguagem verbal. Ambas interpretações constituem sistemas buscando uma Verdade final e estável, no corpo ou nas palavras. Ambas evitam o paradoxo da dança e do movimento: ser simultaneamente física e linguística.

O processo de composição coreográfica de Epístolas busca inspirações no método de Bausch, no fragmento e repetição de elementos de diferentes formas de arte, sejam eles da vida diária ou de palco. Nesse contexto, os elementos distorcem uns dos outros, ao invés de proverem uma aparente e imaginaria completa. Nas distorcidas estruturas de espelho das peças, a repetição de movimentos ou de palavras constantemente se modifica, multiplicando seus significados.

O processo criativo inclui a reconstrução cênica das experiências passadas das dançarinas. Composição de cenas e frases coreográficas ocorre a partir da expressão simbólica de experiências pessoais. A dança desenvolve-se a partir de reconstruções simbólicas (movimento e palavras), ao invés de expressões diretas e espontâneas.

O corpo em dança se transforma durante a repetição dos movimentos. Um movimento carregado de possibilidades que, a partir de inúmeras repetições, vão crescendo e vão se adicionando. A repetição, inicialmente usada para reconstruir experiências passadas, e então para moldar a forma estética, mais tarde provoca diversas e imprevisíveis experiências na dançarina e em sua plateia, aumentando as possibilidades de interpretação e associações pessoais.

 

FICHA TÉCNICA

Espetáculo: “Epístolas”.

Direção do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte: Luz Marina de Alcântara

Direção Artística e concepção: Edelweiss Vieira.

Dançarinos Intérpretes Criadores: Danuza Araújo, Edelweiss Vieira, Janaína Calixto, Lívia Fernandes e Viviane Monique.

Ensaísta: William Machado

Preparação Cênica: Edimar Pereira

Arranjos (Música Extranjero): Randal Braz

Saxofone (Música Extranjero): Evaldo Robson

Figurinos: Caroline Albuquerque, Thiago Rodrigues e GED Ciranda

Orientação de pesquisa para Cenário: Kátia Rodrigues

Cenário: GED Ciranda

Iluminação: Edimar Pereira

Operação de som: Artur Porto do Amaral

Equipe de apoio técnico: Luiz Henrique de São José, Juliano Stefan Goulart, Fidelino de Queiroz Lacerda Prado e Almir Teixeira Mendes Júnior.

Fotografia: André Conrado e Iasmim Kudo

Assessoria de Imprensa: Evangicléia Sousa e Ralyanara Freire

Produção: Cristiane Santos e Mara Veloso

 

Grupo Experimental de Dança – Ciranda da Arte

O Grupo Experimental de Dança é uma iniciativa do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, destinado a produções em Dança. O mesmo surgiu a partir da necessidade de contextualizar a dança como manifestação artística e como área de conhecimento relacionada à práxis pedagógica. Trata-se de um grupo composto por professores da rede estadual de ensino, o qual suscita pesquisas e estudos em dança destinados à produção e viabiliza a realização de apresentações em espaços públicos com a finalidade de formação de plateia.

Link de fotos do espetáculo Epístolas:

https://www.facebook.com/media/set/?set=a.753187628096867.1073741972.229938790421756&type=3

https://www.facebook.com/ged.cirandadaarte/media_set?set=a.918688074870522.1073741843.100001880141113&type=3

 

Comentários estão fechados