Show – Sons do Cerrado: Músicas do Brasil de Dentro – Os Ternos chegaram

banner_show_musica2

MÚSICAS DO BRASIL DE DENTRO – OS TERNOS CHEGARAM é uma produção artística elaborada a partir de um longo trabalho de pesquisa antropológica e etnomusicológica no Cerrado, realizada pelo Instituto do Trópico Subúmido da PUC Goiás. As músicas de domínio público fazem parte de uma manifestação cultural conhecida como Pastorinhas, festa religiosa que revive o nascimento do Deus menino e a adoração de pastores e magos. Os grupos de Ternos saem às ruas em procissão portando arcos enfeitados e entoando seus cantos acompanhados de instrumentos variados; passando de casa em casa são recebidos de portas abertas, com muita fartura, fé e alegria. Essa festa ritual é praticada até hoje no período de 25 de dezembro à 6 de janeiro em estados como Goiás, Bahia e Minas Gerais.

O repertório escolhido para o espetáculo foi registrado em Correntina, oeste baiano, e é formado por  Cantos da Rua, Cantos da Porta, Cantos da Entrada, Cantos da Sala e Cantos da Despedida. Os Ternos das Borboletas, Ciganinhas, e o Terno da Lira são alguns dos motivos cantados em melodias brejeiras e letras baseadas na solidariedade, hospitalidade e acolhimento, princípios dos povos do Brasil de dentro com suas raízes indígenas, africanas e Ibéricas. As músicas entremeadas por intervenções teatrais que dialogam com o público valorizam o modo de vida rural e interiorano onde o cuidar, o ofertar, repartir, e se alegrar coletivamente é cantado e celebrado fazendo a ponte com os símbolos mais profundos do Natal.

Os cenários criados por Wagner Gonçalves, iluminação de José Junior e figurinos originais de Isabela Nascente e Claudio Livas foram inspirados nas festas rituais populares, que também serviram de fonte para a elaboração dos arranjos camerísticos interpretados pelo grupo Sons do Cerrado. Com pesquisa de Altair Sales Barbosa, Andrea Luisa Teixeira e Leandro Caetano, arranjos do maestro Jarbas Cavendish (piano), interpretação dos músicos Alba Franco (vocal), Veronica Aldé e Rosana Rodrigues (flautas), Marcelo Maia (baixo), Almir Pessoa (viola) e Edilson Morais (percussão) que dão o tom do trabalho, e participação das atrizes Larissa Malty e Fernanda Pimenta (atrizes)  que movimentam a cena e o pensamento do público, a realização da “Temporada de Natal – Músicas do Brasil de Dentro” é um tributo aos povos tradicionais que lutam para continuar vivendo com dignidade em suas terras e com seus modos de vida, e propicia ao público uma leitura contemporânea de mundo pautada na sabedoria e beleza desse Brasil profundo onde se faz urgente os cuidados com a natureza, casa comum de todos os povos.

 

Serviço:

de 18 a 22 de dezembro

Espetáculo às 15H e às 19:30h

No Teatro Centro Cultural UFG

Entrada Franca

Comentários estão fechados