Seminário

Uma relevante ação do Ciranda da Arte ligada ao processo de formação continuada é a realização do Seminário do Ensino de Arte: desafios e possibilidades contemporâneas, evento semestral que se realiza desde 2007, agregando os professores de arte da rede com o intuito de promover reflexões e trocas de experiências sobre o ensino de arte na contemporaneidade. Suas temáticas verticalizam discussões em torno de fundamentos da arte/educação e de sua prática nas escolas, relacionando teorias, práticas, experiências e inquietações, ou seja, seus desafios e possibilidades. Nas nove edições realizadas esse evento contou com a presença de renomados palestrantes de universidades brasileiras e internacionais, além de oficinas, GTs e atrações artísticas.

Histórico do Seminário:
1ª edição: abril de 2007, no Auditório do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Goiânia, com a participação de 360 professores da rede estadual. Teve mesa redonda contemplando as quatro áreas artísticas e um momento de relatos de experiências de professores lotados no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.
historico_clip_image002

2ª edição: novembro de 2007, no Auditório do Instituto Emmanuel, em Goiânia, com 480 participantes. A programação incluiu uma palestra contemplando discussão sobre currículo no ensino de arte e sessão de relatos de experiências de professores lotados nas unidades escolares.
3ª edição: junho de 2008, no Auditório do Instituto Maria Auxiliadora em Goiânia, com 420 participantes. Teve mesa redonda nas quatro áreas artísticas e um momento de relatos de experiências dos professores lotados nas escolas.

4ª edição: maio de 2009, no Hotel Golden Dolphin em Caldas Novas, com 600 participantes. Esse evento teve programação de três dias, com mesas redondas e oficinas nas quatro áreas artísticas. Foi totalmente custeado pela SEDUC/Coordenação do Ensino Médio.
historico_clip_image004

5ª edição: novembro de 2009, no Auditório da Faculdade de Educação/UFG, em Goiânia com 430 participantes, incluindo professores da rede municipal. O evento teve  duração de um dia, com mesa redonda e apresentação de experiências por artistas goianos na área musical, cênica e visual.
historico_clip_image006

6ª edição: abril de 2010, no Auditório do Instituto Emmanuel em Goiânia, com 500 participantes e duração de um dia. A programação incluiu uma conferência geral com a Profa. Dra. Ana Mae Barbosa e palestras específicas nas áreas artísticas.
historico_clip_image008

7ª edição: novembro de 2010, no Centro Cultural Ricardo FreuaBufáiçal da UFG, em Goiânia, com duração de três dias. Esse evento foi realizado juntamente com o 20º Congresso da Federação dos Arte Educadores do Brasil (CONFAEB 20 ANOS – INDIVÍDUOS/COLETIVOS/COMUNIDADES/REDES), por meio de parceria estabelecida entre a SEDUC/Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Faculdade de Artes Visuais/UFG e Federação dos Arte Educadores do Brasil.

8ª edição: novembro de 2011, no Teatro Madre Esperança Garrido do Colégio Santo Agostinho, com duração de dois dias. A temática discutida nesta edição foi As dimensões profissionais do arte educador: Ensinar e produzir arte. O evento contou com conferência, apresentações de relatos dos professores da rede, palestras específicas por área, avaliação, lançamento de livros e várias performances e apresentações artísticas.

Comentários estão fechados