CURSOS 2018/02 CIRANDA DA ARTE

banner_cursos_2018_02

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte – Superintendência do Ensino Fundamental, por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte abre inscrições para cursos GRATUITOS nas áreas de Artes Visuais, Música Dança e Teatro. As oportunidades são para as modalidades presenciais e Ensino a Distância (EaD), com carga horária de 60 horas.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para os cursos presenciais devem ser feitas de segunda a sexta, no período de 09 de julho a 07  de SETEMBRO, no Ciranda da Arte (R. 227-A, Q 67b, 60 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO) (CLIQUE AQUI PARA VER O MAPA) Através da Ficha de Inscrição (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR). Documentação exigida: CÓPIA Registro Geral (RG) e comprovante de endereço. Horários: 8h às 12h e 13 às 17h. Se possível, contribua com materiais como: desinfetante, papel higiênico, copos descartáveis…

As inscrições para o curso de Educação Ambiental (modalidade EaD) devem ser feitas através da Ficha de Inscrição (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR), preenchida, assinada, escaneada e enviada para cursos@cirandadaarte.com.br . Anexar os documentos: Registro Geral (RG) e comprovante de endereço.

 

VAGAS

As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. A quantidade será atualizada através do site: www.cirandadaarte.com.br, e também abriremos cadastro de reservas no quantitativo de dez inscrições.

 

INÍCIO DOS CURSOS

As aulas estão previstas para iniciarem a partir do dia 27 de agosto, no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte ou em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (modalidade EaD).

 

CERTIFICAÇÃO

Os cursos são aprovados pelo Conselho Estadual de Educação (podendo ser utilizados para progressão salarial). A Certificação será realizada 60 dias após o termino dos cursos e entregues digitalmente via e-mail.

 

CURSOS

 

ARTES VISUAIS

DESIGN GRÁFICO

Vagas: 0 [VAGAS ENCERRADAS]

Horário: Segundas [13h30 às 17h]

Professor: Santiago Lemos

Público Alvo: Estudantes do Ensino Médio

Ementa: Produção de materiais gráficos como cartões, camisetas, banners para sites, com o objetivo de formar um cidadão para a área técnica, preparando para o mercado de trabalho. Diálogo na área do marketing, conceitos de cores e semiótica.

 

 

ATELIER DE ARTES VISUAIS – PESQUISAS E POÉTICAS DOCENTES

Vagas: 15 [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Segundas [13h30 às 17h] e Quartas [13h30 às 17h]

Professora: Fernanda Moraes

Público Alvo: Professores formados no curso de Artes Visuais – Licenciatura

Ementa:Formar ateliê/grupo de produção artística de professores de Artes Visuais. Instigar a relação entre ensino, pesquisa e prática artística de professor. Dialogar sobre os caminhos criativos e refletir sobre as relações sociais da produção autoral e o ensino. Promover exposição itinerante nas escolas em que os professores ensinam, a partir do produzido no ateliê/grupo. Sistematizar catálogo artístico pedagógico em formato digital. Produzir material artístico pedagógico para futuras ações educativas.

 

 

MODELAGEM EM BISCUIT

Vagas: 7 [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Segundas [19h às 21h30]

Professor: Haroldo de Araújo

Público Alvo: Comunidade em Geral

Ementa: Utilização de técnicas de modelagem utilizando o biscuit como matéria. Reflexões sobre a utilização de utencílios produzidos através deste material para o uso artesanal ou com foco na produção de obras que podem ir para galeria de arte.

 

 

EDIÇÃO DE VÍDEOS

Vagas: 0 [VAGAS ENCERRADAS][ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Terças [13h30 às 17h]

Professor: Santiago Lemos

Requerimento mínimo: Maiores de 16 anos.

Ementa: O passa por toda a teoria que envolve da criação e edição de vídeos, juntamente com a prática de uso dos softwares de edição, perpassando pela abordagem histórica e conhecimentos técnicos que devem compor a edição de um vídeo, até o primeiro contato com os softwares de edição e a criação do seu primeiro vídeo.

 

 

DANÇA

DANÇA AFRO

Vagas: 0 [VAGAS ENCERRADAS] [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Segundas [19h às 21h30] e Quartas {19h às 21h30]

Professora: Cristiane Gomes dos Santos

Público Alvo: Professores, artistas e estudantes de Dança, Artes Cênicas e Educação Física.

Ementa: Estudos introdutórios sobre a dança afro a partir do cotidiano do povo negro suas relações com a natureza, suas estruturas de movimentação e as simbioses possíveis no movimento contemporâneo através da criação e composições coreográficas.

 

 

ESTUDO DO MOVIMENTO NA DANÇA

Vagas: 12 [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Quartas [19h às 21h30]

Professora: Lívia Patrícia Fernandes

Público Alvo: Professores, artistas e estudantes de Dança, Artes Cênicas e Educação Física.

Ementa: Estudo dos elementos estruturantes do movimento e suas possibilidades poéticas na dança. Dança na escola. Matriz Curricular em Dança do Estado de Goiás e os conceitos estruturantes da área de dança. Processos de investigação, criação e composição.

 

PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR

Vagas: 7 [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Quartas [14h às 17h]

Professora: Janaina Calixto

Público Alvo: Professores, artistas e estudantes de Dança, Artes Cênicas e Educação Física.

Ementa:  Estudo à partir da dança-educação. Estudo dos elementos estruturantes do movimento e suas possibilidades de criações poéticas em dança na escola. Jogos coreográficos, ações cênicas e demais metodologias que revisitem lugares dos afetos, da memória e experimentações em espaços diversos. Processos de investigação e criação em dança a partir de composição, improvisação e ampliação de repertórios e seus possíveis desdobramentos no âmbito escolar.

 

MÚSICA

FINALE – EDITORAÇÃO DE PARTITURAS, ARRANJOS E COMPOSIÇÕES – [VAGAS ENCERRADAS] [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Quartas [8h às 11h30]

Professores: Leandro Gomes e Reinaldo Tavares

Requerimento mínimo: Maiores de 16 anos.

Ementa: Curso básico do programa de edição de partituras Finale. Estudo e aplicação dos principais recursos do software; utilização de ferramentas necessárias para produção de partituras; criação, editoração, formatação de arranjos e composições

 

VIOLÃO – NÍVEL BÁSICO

Horários: Quintas [8h às 11h30]

Vagas: 5 [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Professores: Leandro Gomes e Reinaldo Tavares

Requerimento mínimo: Maiores de 16 anos.

Ementa: Análise da história do ensino coletivo de violão. Abordagem dos aspectos metodológicos. Ilustração de estratégias e técnicas.  Construção e execução de arranjos musicais. Metodologia e didática do ensino coletivo. Técnica do instrumento. Leitura e interpretação de notação musical. Criação e produção musical. Apreciação e ampliação de repertório.

 

 

TEATRO

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Vagas: 5  [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Terças [19h às 21h30]

Professora: Shirlene Alves e Helenice Gonçalves

Público Alvo: Professores, artistas e estudantes de Artes Visuais, Dança, Música, Artes Cênicas e pedagogia.

Ementa: Contos populares e literários. Lendas afro-brasileiras. Técnicas de leitura dramática. Técnicas de “contação de histórias” com brinquedos cantados,  recursos lúdicos e objetos de cena.

 

PALHAÇARIA NA SALA DE AULA

Vagas: 6  [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Segundas [18h30 às 21h]

Professor: Marlos Pedrosa

Requerimento mínimo: Professores, artistas e estudantes de Artes Visuais, Dança, Música, Artes Cênicas e pedagogia.

Ementa: Provocar a pratica  e consciência filosófica, corpórea e política do professor que deseja apropriar das técnicas de palhaçarias,  dentro do seu processo de ensino e aprendizagem,  enquanto educador,  artista  e  cidadão na poética da  sala  de aula. : O SER DO PALHAÇO E SUAS PERFOMANCE, e o professor na situação de palhaço, através do corpo cômico no processo cognitivo  e afetivo na sala de aula.

 

TEATRO SER E O TEATRO EDUCAÇÃO

Vagas: 7 [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Terças [18h30 às 21h]

Professor: Marlos Pedrosa

Requerimento mínimo: Professores, artistas e estudantes de Artes Visuais, Dança, Música, Artes Cênicas e pedagogia.

Ementa: Pesquisar , experimentar, vivenciar o Teatro ser e o ser do teatro-educação  dentro da antropologia teatral e teatro do oprimido  .Formação do ator-educador-sujeito como processo crítico , criativo e filosófico na sua representação no palco e na vida. Criar novas possibilidades estéticas no trabalho cênico, utilizando  ver-apreciar-contextualizar na oficina do espetáculo.

 

 

 

MEDIAÇÃO CULTURAL PARA AS ARTES DA CENA – CURSO CANCELADO [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Vagas: 11  [ATUALIZADO DIA 30/08] 

 

 

OUTROS

 

A ARTE DO BEM VIVER

Vagas: 14 [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Horário: Quintas [8h às 11h30]

Professora: Genivalda Araujo Cravo dos Santos

Público Alvo: Todos os profissionais da educação, artistas, estudantes de Artes Visuais, Dança, Música, Artes Cênicas e pedagogia.

Ementa: formação continuada de profissionais de educação no âmbito da Cultura de Paz, da Promoção da Qualidade do Bem Viver e Manejo das Emoções Limitantes e Destrutivas, de forma transdisciplinar, com destaque para inter-relação com Arte Educação, a Educação Sistêmica e a Saúde Quântica.

 

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SUSTENTABILIDADE

Vagas: 7 [ATUALIZADO DIA 30/08] 

Modalidade: Educação à Distância

Professor: Marcos Pedro

Público Alvo: Alunos da graduação e professores de todas as áreas.

Ementa: Eixos e Princípios do IPEARTES. Educação ambiental (histórico, concepções, princípios, finalidades, objetivos, funções). Educação Ambiental e os desafios globais, regionais e locais. Educação ambiental e interdisciplinaridade. Desenvolvimento sustentável e sustentabilidade (histórico, concepções, dimensões, princípios, finalidades, objetivos, funções). Educação Ambiental: Melhor e mais eficaz caminho para o alcance da sustentabilidade.

Comentários estão fechados