Cursos 2019/01 – Ciranda da Arte

banner_cursos_ciranda

A Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte, por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte abre inscrições para cursos GRATUITOS nas áreas de Artes Visuais, Música Dança e Teatro. As oportunidades são para as modalidades presenciais e Ensino a Distância (EaD), com carga horária de 60 horas.

 

INSCRIÇÕES

As inscrições para os cursos presenciais devem ser feitas de segunda a sexta, no período de 13 de fevereiro a 11 de março, no Ciranda da Arte (R. 227-A, Q 67b, 60 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO) (CLIQUE AQUI PARA VER O MAPA) Através da Ficha de Inscrição (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR). Documentação exigida: CÓPIA Registro Geral (RG) e comprovante de endereço. Horários: 8h às 12h e 13 às 17h. Se possível, contribua com materiais como: desinfetante, papel higiênico, copos descartáveis…

As inscrições para os cursos MODALIDADE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA devem ser feitas através da Ficha de Inscrição (CLIQUE AQUI PARA BAIXAR), preenchida, assinada, escaneada (ou foto legível) e enviada para [email protected] . Anexar os documentos: Registro Geral (RG) e comprovante de endereço.

 

VAGAS

As vagas são limitadas e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. A quantidade será atualizada através do site: www.cirandadaarte.com.br, e também abriremos cadastro de reservas no quantitativo de dez inscrições.

 

INÍCIO DOS CURSOS

As aulas estão previstas para iniciarem a partir do dia 11 de março, no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte ou em nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (modalidade EaD).

 

CERTIFICAÇÃO

Os cursos são aprovados pelo Conselho Estadual de Educação (podendo ser utilizados para progressão salarial). A Certificação será realizada 60 dias após o termino dos cursos e entregues digitalmente via e-mail.

 

CURSOS

ARTES VISUAIS

EDIÇÃO DE VÍDEOS

Vagas: 9 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Santiago Lemos
DIA/PERÍODO: Quartas – [13h40 às 17h]
Ementa: Exploração dos programas Adobe Premiere e Adobe After Effects – Estudo da teoria por trás da criação e edição de vídeos, juntamente com a prática de uso dos softwares de edição, perpassando pela abordagem histórica e conhecimentos técnicos que devem compor a edição de um vídeo, até o primeiro contato com os softwares de edição e a criação do seu primeiro vídeo. Exploração de recursos na área de registro de imagens, como manuseio de câmeras, fontes de iluminação e cenário cromakey.

 

 

FOTOGRAFIA: UM CLICK NO COTIDIANO

Vagas: 30 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Haroldo Araújo
DIA/PERÍODO: Modalidade Educação a Distância
EMENTA Estudo da fotografia como produto cultural e histórico, representação simbólica e sua influência do imaginário coletivo. Exploração dos códigos de linguagem visual e construção de narrativas visuais.

 

 

REUSE – TÉCNICAS DE PINTURA, SUAS POSSIBILIDADES E CRIAÇÃO.

Vagas: 20(Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Fernanda Porto, Regina Célia S. Lopes e Sandra Santana
DIA/PERÍODO: Quartas – [13h40 às 17h]
EMENTA: Experimentação de processos básicos das técnicas de pintura: Impressão com lixa, Tie dye a frio com decoupage e pigmentos naturais. Diálogos sobre o processo de criação espontânea do(a) aluno(a).  Desenvolvimento de atividades de reutilização da matéria-prima que explore o universo doméstico, para a captação dos suportes (fronhas, toalhas, camisetas, entre outros), transformando-os em algo novo e criativo.
PINTURA EM TELA

Vagas: 20(Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Haroldo Araújo
DIA/PERÍODOTerças – [18h40 às 21h40]
EMENTA: Desenvolvimento da percepção estética e a sensibilidade visual, compreendendo as técnicas da pintura em tela como uma representação simbólica que exerce grande influência no imaginário das pessoas. Discutir a pintura como produto cultural, histórico e um agente educativo.  Promover a compreensão das imagens, explorando os códigos da linguagem visual para estabelecer relações com o mundo e assimilar as informações sobre o mesmo. Produzir imagens e ações educativas perpetuando pelo estuda da imagem e as técnicas de pintura.

 

DANÇA

DANÇATERAPIA UMA EXPERIÊNCIA DO SENSÍVEL

Vagas: 20 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Ingrid Gomes
DIA/PERÍODO: Quartas – [7h50h às 11h10]
EMENTA: Experimentações poéticas em dança. Fruição a espetáculos de dança em diferentes espaços. Introdução a pedagogia de projetos. Desenvolvimento de estímulos, sentidos do corpo. Diálogo entre letra e melodia da música, conduzidos pelo ritmo do corpo. Exploração da harmonia e movimentação do corpo. Jogos coreográficos, ações cênicas e demais metodologias que revisitem lugares dos afetos, da memória e experimentações em espaços diversos.

 

EDUCAÇÃO SOMÁTICA NA DANÇA

Vagas: 20 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Lívia Patrícia Fernandes
DIA/PERÍODO: Quintas – [18h40 às 21h40]
EMENTA: Estudos do conceito de soma e educação somática. Conceitos sobre consciência corporal, autoconhecimento por meio de experiências corporais e suas contribuições para a dança. Reflexão sobre as questões do corpo, dança e suas relações com a educação somática. Vivências de exercícios de Educação Somática objetivando o desenvolvimento da consciência corporal. Introdução aos estudos e práticas de técnicas da educação somática, tais como Ivaldo Bertazzo, Klauss e Angel Vianna, e outros.

 

MÚSICA

ARTES INTEGRADAS NA SALA DE AULA

Vagas: 20 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Aline Folly Faria
DIA/PERÍODO: quintas – [18h40 às 21h40]
EMENTA: Estudo sobre as Artes Integradas, conceitos, perspectivas e influencias para o ensino de Arte. Reflexões sobre o documento da BNCC, sobre a prática de cada linguagem artística dentro desta perspectiva. Quais características e habilidades que o professor de integração necessita ter. O que as Artes Integradas podem contribuir no desenvolvimento dos estudantes, além de quais elementos artísticos e filosóficos que podem ser relacionados neste tipo de prática educativa. Experiências práticas e reflexivas em performances integrativas. Contribuições para planejamentos e aulas dos professores.

 

 

REGÊNCIA DE CORO INFANTOJUVENIS

Vagas: 20 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Miro Rodrigues
DIA/PERÍODOTerças – [18h40 às 21h40]

PRÉ REQUISITOS: Noções de teoria e leitura musical

EMENTA: Gestual específico de regência para coros infanto juvenis; estratégias de ensaio; cuidados com a voz infantil; critérios da escolha de repertório; técnicas de aquecimento vocal; administração da disciplina do coral; atividades de concentração, aptidão, relaxamento e entrosamento entre os membros do grupo; O uso das tecnologias midi no trabalho com a turma. 

 

 

TEATRO

 PALHAÇARIA/PALHAÇO: SER OU NÃO SER?

Vagas: 20 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Marlos Pedrosa e Edimar Pereira
 DIA/PERÍODO: Quartas – [18h40 às 21h40]
EMENTA: Experimentar um mergulho no universo do palhaço, suas relações “tortas” com o mundo, ser transgressor, mas ao mesmo tempo inocente pela situação inusitada a sua frente. O jogo entre o trágico e o cômico, provocações, relações que se estabelecem entre si, outros palhaços e a plateia. Curiosamente estabelece uma relação diferenciada, um riso que pode ser de desespero, choro de alegria. Vamos conhecer a maior máscara… a máscara de si.

 

LEITURA DRAMÁTICA EM SALA DE AULA

Vagas: 20 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Franco Pimentel
DIA/PERÍODO: Quintas -[18h40 às 21h40]
EMENTA: Aspectos fundantes da linguagem, leitura e interpretação; Drama, teatro e dramaturgia; O Teatro e a partitura da ação vocal.

 

TEATRO SEM PRECONCEITOS: INFINITAS POSSIBILIDADES 

Vagas: 20 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Paulo Vitória
DIA/PERÍODO: quartas – [18h40 às 21h40]
EMENTA: Desenvolvimento e percepção em torno das infinitas possibilidades, teóricas e práticas, contidas no universo da teatralidade como um todo. A sensibilização e o autoconhecimento através de dinâmicas e jogos teatrais que favorece a convivência em grupo e a percepção do “eu” como sujeito participativo. Técnicas para montagem de uma apresentação teatral como resultado de um processo.

 

OUTROS

TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA

Vagas: 30 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): LÉA
DIA/PERÍODO: Modalidade Educação a Distância
EMENTA Introdução à Informática na educação. Internet e Educação. Ensino e aprendizagem mediados por Computador e dispositivos móveis. Teorias pedagógicas na educação Usando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Desenvolvimento de projetos educacionais aplicados em sala de aula.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA SUSTENTABILIDADE

Vagas: 30 (Atualizado dia 13/02)

PROFESSOR(A)(S): Marcos Pedro
DIA/PERÍODO: Modalidade Educação a Distância
EMENTA Introdução à Informática na educação. Internet e Educação. Ensino e aprendizagem mediados por Computador e dispositivos móveis. Teorias pedagógicas na educação Usando as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Desenvolvimento de projetos educacionais aplicados em sala de aula.

 

 

Comentários estão fechados