Gravação do Hino de Goiás conta com a participação do Governador Ronaldo Caiado

 

banner_caiado2

A gravação realizada com estudantes do ensino fundamental, que compõem o Coral Ciranda das Pequenas Vozes, tem a intenção de estimular outras crianças a aprenderem o Hino de Goiás

O Governador Ronaldo Caiado participou da gravação do Hino de Goiás, acompanhado pela primeira dama Gracinha Caiado, e pela Secretária de Estado da Educação Fátima Gavioli. O Hino foi interpretado por crianças com idade de 9 a 12 anos que fazem parte do Coral Ciranda das Pequenas Vozes, sob a regência do Maestro Miro Rodrigues, e o instrumental foi tocado pela Banda Sinfônica de Goiás, sob a regência do Maestro Everton Luiz, ambos vinculados ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, da Seduc. O Governador conversou com as crianças e com os pais, cumprimentou os professores da Banda e até arriscou a tocar trompete. O Evento ocorreu neste domingo, 24/03, na TV Brasil Central.

Após o processo de edição, a gravação será distribuída em vídeo, áudio e partitura a todas as escolas estaduais. Este projeto atende ao decreto 9.394 de 28 de janeiro 2019, em que o governador Ronaldo Caiado determinou que o Hino Nacional e o Hino do Estado de Goiás sejam executados uma vez por semana nas escolas de ensino fundamental da rede pública.  Segundo o governador, é importante que todas as crianças tenham conhecimento do hino e assim criem uma “maior vinculação e o sentimento de amor pelo Estado”.

“É importante que todas as crianças tomem conhecimento do Hino do nosso Estado, pois este é um dos sentidos da cidadania. Por iniciativa da Secretária Fátima Gavioli, tivemos hoje uma lição com essas crianças aqui, pois nossa geração não sabe cantar o Hino de Goiás. Queremos proporcionar essa oportunidade às nossas crianças para que criem amor ao Estado e vínculo com essa terra querida e amada por todos”, afirmou o Governador.

A primeira-dama, Gracinha Caiado, acompanhou o governador durante a gravação do clipe, agradeceu aos pais e às crianças pelo empenho neste projeto e afirmou: “estou muito feliz em estar aqui com essas crianças para cantar o hino. Com certeza é uma atividade que desenvolve a cidadania e amor ao Estado de Goiás”.

Fátima Gavioli, secretária de Estado da Educação, diz que o exemplo arrasta e por isso, a importância de um coral infantil gravar um clipe para incentivar outras crianças a cantarem o Hino de Goiás. A iniciativa busca resgatar a cidadania e o respeito aos símbolos e pessoas. “Só não canta o seu hino quem não tem orgulho de sua terra. Convido toda a população de Goiás a se imbuir deste sentimento de amor, de respeito, atendendo a um chamamento do governador e da primeira-dama, cantar o hino. Não tenha vergonha de cantar o hino. Afinal, muitas pessoas sofreram para que Goiás pudesse ser a potência que é hoje”, frisou Gavioli.

Responsável pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, Luz Marina de Alcantara afirma que uma criança vendo outra cantando, gera motivação para aprender o Hino de Goiás. “Essa ação vem para promover a cultura musical e ampliar o repertório cultural goiano nas unidades escolares, para crianças e adolescentes”, destacou.

O Coral

Formado por estudantes do ensino fundamental, o Coral é regido pelo Maestro Miro Rodrigues, conta com a preparação vocal de Cris Flores e direção de Luz Marina de Alcântara.

Fundado em 1988, o Pequenas Vozes tem um trabalho eclético e reúne tendências musicais como a música regional, folclórica, MPB e outros. Essa variedade musical é auxiliada por um trabalho corporal que evidencia o ensino da arte educação, desenvolvendo nas crianças autonomia e segurança nas performances frente ao público e a si mesma.

As crianças têm aulas de técnica vocal utilizando recursos teatrais e coreográficos como forma de integração entre as artes. O Coral participou de vários espetáculos, apresentando-se em teatros, escolas, praças públicas da capital, no interior de Goiás e em outros estados. Fez gravações para programas de televisão e participou de encontros de corais. Estreou uma ópera inédita no Brasil na cidade de Goiânia em 2017, do compositor inglês John Rutter, Mass of the Children (Missa das Crianças), para coro infantil, coro adulto e orquestra.

Em 2018 o grupo celebrou 30 anos de existência. Atualmente é mantido pela Seduc, vinculado ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

Comentários estão fechados