Sobre o Ciranda

Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte atua na formação contínua e continuada de professores e da comunidade em geral tendo como referência o entrelaçamento de três macro campos: a educação e a escola; estudo e pesquisa; arte e cultura.  Estes dão suporte e sustentação ao projeto pedagógico de Arte/Educação e às ações educacionais que a instituição, via cirandeiros e cirandeiras, tem proposto ao longo de sua história. Essas ações buscam contemplar a formação contínua e continuada a partir da articulação de três perspectivas do âmbito formativo, sendo essas: a investigativa, artística e pedagógica de modo a possibilitar fricções e interconexões entre cada uma dessas com o intuito de questionar e promover a construção de novos conhecimentos em Arte/Educação, tendo como respaldo os processos investigativos que se fazem presentes nas experiências artístico-pedagógicas vivenciadas por estudantes, professores e funcionários da rede e comunidade em geral. Busca-se, portanto, a desnaturalização do olhar e da percepção dos aspectos relacionais que se presentificam nas questões metodológicas, procedimentais e atitudinais que envolvem os fazeres artísticos e pedagógicos em Arte/Educação.

Diante dessa tríplice, o Ciranda desenvolve ações internas e externas tecendo articulações cocriativas e colaborativas entre seu quadro de professores-artistas-pesquisadores(a) especialistas nas áreas de Artes Visuais, Dança, Teatro (contação de histórias), Música e Circo. É, pois, toda uma trama que ressoa, por investir e fomentar em Arte/Educação, na transformação de sujeitos sociais, objetivo maior do Ciranda da Arte, bem como da Secretaria de Estado da Educação.

As ações internas se desenvolvem a partir de:

  • Grupos de Estudo e Pesquisa em Arte desenvolvidos por área específica;
  • Momentos para o desenvolvimento de processos criativos em arte que se desdobram em ações artístico-pedagógicas para atendimento de demandas internas e externas.

Essa proposta visa fomentar e amparar os processos de pesquisa vistos como fundamentais à pratica educativa em arte.Nesses são desenvolvidas ações de incentivo e subsídio à prática investigativa, visando a conscientização e reflexão sobre arte, escola, currículo e experiências pedagógicas de professores, propostas no âmbito das unidades escolares e para além delas.

O objetivo é fazer com que essas experiências sejam transformadas em trabalhos científicos a serem desenvolvidos e partilhados em congressos, encontros, seminários e outros eventos da arte e da educação em nível regional, nacional e internacional, podendo também ser submetidos para publicação em revistas, periódicos e livros.

A pesquisa fora e dentro do âmbito acadêmico praticada por educadores que se encontram diretamente envolvidos com a prática escolar é trabalhada pelo Ciranda da Arte como forma de promover a reflexão sobre a prática artístico-pedagógica, veiculando formas de transformação da realidade via aprimoramento de métodos de ensino e aprofundamento prático-teórico em arte contribuindo na expansão dos conhecimentos em arte e suas possibilidades inter e transdisciplinares.

As ações externas envolvem a formação contínua e continuada de professores, por meio de cursos, assessorias, projetos, propostas arte-educativas, seminários, apresentações artísticas, oficinas, dentre outras que corroboram para a formação artística e estética da comunidade em geral. Elas são realizadas tanto por meio de projetos complementares como por propostas voltadas à componente curricular Arte.

Por fim, o Ciranda conta também com o apoio de uma equipe operacional composta pela Secretaria, Assessoria de Comunicação e Produção Técnica com o objetivo dar suporte pedagógico e administrativo.

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