Ciranda da Arte

Escrevendo a História dos Municípios Goianos

A iniciativa proposta pela Secretaria de Estado da Educação de Goiás será desenvolvida pelas Coordenações Regionais da Educação, com base no Projeto de Resolução nº 10, de 28 de fevereiro de 2023, apresentado pelo Deputado Estadual Dr. George Morais. O objetivo é a publicação de um livro que registre a história de cada município goiano, escrito pelos alunos da rede pública de ensino de Goiás, abrangendo estudantes da 1ª a 3ª série do ensino médio.

O projeto incentiva os alunos a realizarem entrevistas e pesquisas sobre a história dos municípios goianos, abordando aspectos históricos, geográficos, religiosos, socioculturais e políticos. O resultado será compilado em um livro físico e em formato de ebook, constituído por redações, entrevistas e pesquisas, conforme as diretrizes estabelecidas neste regulamento.

Neste ano de 2025, o projeto acontecerá nas Coordenações Regionais de: Catalão, Inhumas, São Luís de Montes Belos, Pires do Rio e Posse. Serão considerados os municípios que integram essas Regionais, cabendo a cada uma delas, em parceria com as Unidades Escolares participantes, definir o recorte temático que orientará as produções dos estudantes. Os docentes terão a liberdade de selecionar outros eixos temáticos que considerem mais adequados para uma representação mais fiel e enriquecedora de suas cidades dentro da proposta temática do projeto.

O desenvolvimento deste projeto é interdisciplinar, integrando os componentes curriculares de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ele propõe aos estudantes atividades criativas, críticas, estéticas, expressivas, reflexivas e de fruição, alinhadas às habilidades e aos objetos de conhecimento previstos no Documento Curricular para Goiás – Ensino Médio (DCGO-EM). O foco está na valorização, no reconhecimento, na promoção e na preservação das identidades culturais do estado de Goiás.

O projeto proporciona aos participantes experiências que os levam a descobrir formas de desenvolver a linguagem oral, escrita e as visualidades com sensibilidade e senso crítico. Essas experiências promovem a expressão de emoções profundas e significativas, por meio da criação coletiva de textos literários, poemas e desenhos — sendo esta última modalidade voltada aos estudantes da Educação Especial. Além disso, inclui a pesquisa e o estudo de biografias e autobiografias de artistas e autores regionais, contribuindo para a construção da identidade cultural e para o reconhecimento da história dos municípios goianos. Dessa forma, o projeto valoriza as múltiplas facetas da diversidade cultural goiana, refletindo as particularidades das comunidades locais e regionais.

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