A Olimpíada de Humanidades é uma frente de ação do projeto IPEARTES/SEDUC, vinculado à Gerência de Arte Educação da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação e ao Ciranda da Arte. A Olimpíada busca fomentar a rede de ensino do estado de Goiás, especificamente no nordeste goiano. Para tanto, trabalha no desenvolvimento da sensibilidade crítica, do protagonismo juvenil, da autonomia, de habilidades comunicacionais e competências socioemocionais e de expressões artísticas de estudantes do Ensino Médio que participam do projeto.
Por meio de atividades de formação continuada para educadoras/es locais e da oferta de experiências inovadoras e ativas de ensino-aprendizagem, principalmente nas áreas de Ciências Humanas e Arte, o IPEARTES/SEDUC visa promover e valorizar a cultura, as tecnologias e as tradições goianas. Assim, o projeto focaliza o desenvolvimento de aprendizagens significativas, tendo em vista a integralidade dos sujeitos e do envolvimento da escola com a comunidade.
Área de Proteção Ambiental Pouso Alto
As unidades escolares participantes da Olimpíada de Humanidades estão inseridas na Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto. Esta é uma zona de amortecimento de impacto ambiental ao redor de uma área de proteção, neste caso, do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (PNCV). O Parque Nacional abrange os municípios de São João de Aliança, Alto Paraíso de Goiás, Colinas do Sul, Teresina, Cavalcante e Nova Roma. Esta área abriga as últimas áreas nativas de Cerrado do mundo.