O Arte Educa é uma iniciativa criada pela Portaria nº 2037/2022, com o objetivo de promover a cultura, formação artística e estética dos estudantes em Goiás, visando inclusão e transformação social. O projeto busca melhorar a qualidade da educação e consolidar Goiás como referência nacional em Arte Educação, contribuindo para o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A proposta visa democratizar o acesso à cultura, ampliar saberes artísticos e preparar os estudantes para novas profissões, especialmente nas áreas emergentes da economia criativa. A arte-educação é integrada ao currículo escolar e se alinha aos documentos oficiais, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os Documentos Curriculares de Goiás (DCGO).
O Arte Educa se configura como política pública para a jornada ampliada dos estudantes, por meio de atividades educacionais complementares na área de Arte, nas diversas expressões artísticas: artes visuais, dança, música e teatro, em consonância com os ideais formativos presentes na Base Nacional Comum Curricular e nos Documentos Curriculares de Goiás – DCGO Ampliado e do Ensino Médio, buscando atender aos interesses dos estudantes e desenvolver suas múltiplas inteligências. Além do aprendizado cognitivo, o Arte Educa foca no desenvolvimento de competências emocionais, sociais e atitudinais, como consciência crítica, empatia, colaboração e respeito às diferenças, promovendo um aprendizado integral e a formação de cidadãos criativos, éticos e engajados.
O Projeto Arte Educa de Artes Visuais desempenha um papel essencial na formação cultural e intelectual dos estudantes, promovendo a criatividade, a sensibilidade estética e o pensamento crítico. Este projeto visa integrar as artes visuais ao ambiente escolar, permitindo que os alunos explorem diferentes técnicas e materiais, expressando suas ideias e emoções por meio da arte.
A prática coletiva de Bandas e Fanfarras é um processo colaborativo de performance musical, onde instrumentistas convergem habilidades técnicas e interpretativas em prol de um objetivo sonoro comum dentro de um mesmo repertório. Este processo envolve leitura musical, domínio técnico do instrumento, além de promover a internalização de elementos estilísticos e de linguagem musical, aprimorando sua capacidade de interpretação. Este contexto de aprendizado coletivo fomenta o desenvolvimento da consciência musical, da autoconfiança e do senso crítico, elementos cruciais para a formação integral do músico.
A prática do Canto Coral é um processo colaborativo de performance musical, onde coralista convergem habilidades técnicas e interpretativas em prol de um objetivo sonoro comum dentro de um mesmo repertório. Este processo envolve leitura musical, domínio técnico da voz, além de promover a internalização de elementos estilísticos e de linguagem musical, aprimorando sua capacidade de interpretação. Este contexto de aprendizado coletivo fomenta o desenvolvimento da consciência musical, da autoconfiança e do senso crítico, elementos cruciais para a formação integral do cantor.
O Projeto Arte Educa compreende a dança na escola como um espaço de estudo, preparação, pesquisa, processo e experiência.
Para tanto, exige muitas aulas que passam por todos esses caminhos até se ter um espetáculo, ou mesmo, uma coreografia. Entende a dança como área de conhecimento e por isso, tem objetos de conhecimento próprios dela mesma, objetos esses que colaboram com a construção do repertório corporal, mental e emocional do estudante ao estabelecer a relação do corpo com o espaço, ritmo, criatividade, musicalidade, composição coreográfica, teoria e práticas.
A prática de conjunto instrumental é um processo colaborativo de performance musical, onde instrumentistas convergem habilidades técnicas e interpretativas em prol de um objetivo sonoro comum dentro de um mesmo repertório. Este processo envolve leitura musical, domínio técnico do instrumento, além de promover a internalização de elementos estilísticos e de linguagem musical, aprimorando sua capacidade de interpretação. Este contexto de aprendizado coletivo fomenta o desenvolvimento da consciência musical, da autoconfiança e do senso crítico, elementos cruciais para a formação integral do músico.
O Projeto Arte Educa Teatro é uma poderosa ferramenta pedagógica que contribui para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo dos estudantes. Este projeto visa inserir a prática teatral no ambiente escolar, proporcionando aos alunos a oportunidade de explorar sua criatividade, expressão corporal e oralidade, além de desenvolver habilidades como empatia, trabalho em equipe e autoconfiança.
A prática do ensino coletivo de Violão é um processo colaborativo de performance musical, onde instrumentistas convergem habilidades técnicas e interpretativas em prol de um objetivo sonoro comum dentro de um mesmo repertório. Este processo envolve leitura musical, domínio técnico do instrumento, além de promover a internalização de elementos estilísticos e de linguagem musical, aprimorando sua capacidade de interpretação. Este contexto de aprendizado coletivo fomenta o desenvolvimento da consciência musical, da autoconfiança e do senso crítico, elementos cruciais para a formação integral do músico.