PROJETO ARTE EDUCAÇÃO NO CURRÍCULO
O projeto Arte Educação no Currículo é voltado para a formação de professores e estudantes da Rede Estadual de Educação. Tem como proposta realizar ações pedagógicas, didáticas e artísticas dentro do contexto escolar oferecendo cursos, oficinas, palestras, materiais didáticos e realizando apresentações, exposições, performances artísticas/didáticas a fim de aprimorar e complementar o ensino/aprendizagem de Arte no currículo da educação básica.
O projeto possui um perfil itinerante, onde a equipe de professores do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte vai até a escola no momento presencial de formação, procurando atender todas as CREs (Coordenadoria Regional de Educação), uma por vez, em cada circulação de formação. A equipe de formação do Arte Educação no Currículo é formada por professores da Rede Estadual de Educação (SEDUC-GO).
As ações do Arte Educação no Currículo são desenvolvidas na perspectiva de compreender criticamente as manifestações artísticas, ao mesmo tempo em que buscam contextualizá-las para oportunizar o conhecimento relacionado à prática com a contextualização social/cultural. A compreensão crítica de elementos artísticos, tais como, imagens, movimentos, gestos e sons entre outros, implica desenvolver e ampliar o olhar sobre o mundo, uma vez que aproxima as produções artísticas das experiências de vida dos sujeitos de seu contexto cultural, social e afetivo.
O projeto conta com a coordenação da professora Cintia Carla de Queiroz e direção geral de Euzamary Pimenta Gouvea.
O curso Circuito Formativo é uma das frentes do projeto Arte Educação no Currículo, voltada ao fortalecimento do trabalho pedagógico em Arte por meio de ações sistematizadas de formação continuada para professores e de experiências artístico-educativas para estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino.
Na vertente destinada aos professores, o curso tem carga horária de 40 horas e aborda aspectos conceituais, metodológicos e práticos do ensino das linguagens artísticas — Artes Visuais, Dança, Música e Teatro — articulando os componentes curriculares à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Documento Curricular para Goiás Ampliado (DCGO) e às especificidades das unidades escolares.
Já na vertente voltada aos estudantes, o Circuito oferece atividades de formação de plateia, com propostas de fruição e apreciação artística, oficinas, palestras, rodas de conversa, performances e espetáculos, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta estética e do pensamento crítico dos educandos. Esta etapa não possui uma carga horária fixa, pois se organiza de maneira flexível, respeitando os contextos e as demandas de cada escola participante.
Nessa abordagem, os cursos oferecem uma formação integral do cursista através da discussão, reflexão, troca de experiências, apreciação, estudos e a prática docente dentro do contexto escolar.
Os cursos são realizados na modalidade Ensino Híbrido, observando o disposto da resolução do Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás (CEE) / PLENO nº02, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2008 e RESOLUÇÃO CEE/PLENO N. 04, DE 29 DE MAIO DE 2015, de acordo com a demanda local, com vistas a atender à necessidade de capacitação na região metropolitana e nos demais municípios nas modalidades Ensino Híbrido.
Dentro da modalidade Ensino Híbrido, algumas aulas serão realizadas presencialmente, enquanto as demais aulas seguem por meio do ambiente virtual moodle.
O espetáculo didático Goiano de Todo Canto busca ser um estímulo e ao mesmo tempo uma ferramenta para o conhecimento da cultura goiana. A iniciativa é do grupo Os Menestréis, criado em 2014, e se apoia na convicção de que o conhecimento de nós mesmos está intimamente vinculado ao conhecimento de nossas raízes.
As canções, os poemas e as fantasias que dão forma ao espetáculo Goiano de Todo Canto não cumprem e nem pretendem cumprir a tarefa de definir o que é ser goiano; mas por outro lado mostram um bocado daquilo que nos é memorável, daquilo que foi feito em nossa terra e merece ser lembrado. É assim que esperamos dar aos jovens alunos da rede estadual de ensino a oportunidade de se deixarem cativar por nossa história e por nossa “goianidade”.
O grupo Os Menestréis é formado pelos professores Ângela Coelho (voz e teclado), José Ricardo (voz e violão), Fernanda Felipe (voz), Marcelo Rezende (bateria e percussão), Mateus Soares (teclado) e Marcos Merê (contrabaixo)
Os professores José Ricardo, Mateus Soares e Ângela Cristina promovem, dentro do Circuito Formativo Música e Cultura Goiana, a Oficina de Canto Coletivo. Os cursistas desta oficina, todos professores da rede estadual, têm, após a apresentação do espetáculo didático Goiano de Todo Canto, por duas horas, a oportunidade de vivenciar a prática do canto de maneira coletiva, e devem sair não apenas cantando as músicas propostas na oficina, mas também capazes de refletir sobre as noções mais caras ao universo do canto: afinação, precisão na dicção dos textos, timbragem, divisão de vozes etc.
Além de lidar com os elementos estruturantes do canto, como postura, respiração e afinação, a oficina, atenta às orientações do Documento Curricular Para Goiás (DCGO), busca incentivar o uso das mais variadas possibilidades vocais para a expressão musical, e com isso desenvolver a criatividade e expressividade musicais,bem como, por meio de participação em apresentação final, experimentar processos musicais como artista/performer e plateia, aprimorando assim atitudes posturais relacionadas a ambas. Por fim, é importante ressaltar que a Oficina de Canto Coletivo oferece também noções de leitura musical por meio da prática de canções goianas. No momento mesmo em que buscamos promover o conhecimento da cultura goiana, damos aos cursistas a oportunidade de conhecer o ambiente típico de um ensaio coral.
A oficina de percussão corporal tem como base o método, O Passo, de Lucas Ciavatta, com uma abordagem inovadora que explora a musicalidade através do corpo, com o objetivo de enriquecer as experiências artísticas e o desenvolvimento integral dos alunos. A oficina de Percussão Corporal proporciona aos estudantes a oportunidade de vivenciar a música de forma prática e envolvente, que conecta movimento e ritmo de maneira intuitiva. Os participantes exploraram a percussão corporal como ferramenta de expressão e comunicação. Durante a oficina, os alunos são guiados em uma jornada de descoberta rítmica, explorando a própria musicalidade através de exercícios que envolvem palmas, batidas no corpo, estalos e sapateados. Acreditamos que ao oferecer aos estudantes essa vivência com a percussão corporal, estaremos estimulando não apenas suas habilidades musicais, mas também sua autoconfiança, disciplina e capacidade de trabalhar em grupo. Também influenciados pelo Documento Curricular Para Goiás (DCGO) com essa oficina, despertar habilidades como a coordenação motora, percepção rítmica, percepção auditiva e criatividade. Estes exercícios acabam transformando o corpo em um verdadeiro instrumento musical e contribuem diretamente para a formação cultural e social destes estudantes.
A oficina propõe o uso do Padlet como ferramenta inovadora no ensino de Arte, oferecendo aos professores da Rede Estadual de Goiás estratégias práticas e criativas para dinamizar suas aulas. Promovida pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, a formação de 40h integra teoria e prática, estimulando o planejamento de murais interativos como recurso pedagógico. A proposta visa fomentar metodologias ativas, a construção coletiva do conhecimento e o uso consciente das tecnologias na educação artística. Ao explorar a criação colaborativa de conteúdos multimídia, o curso reforça o potencial do Padlet para ampliar a participação estudantil, fortalecer o protagonismo docente e integrar arte e tecnologia de forma significativa.
Os Menestréis é um grupo musical formado por professores da rede estadual de ensino (SEDUC) feito para atuar junto às comunidades escolares. Idealizado pelos professores José Ricardo Eterno e Roberta Borges, o grupo foi criado em 2014, como trio vocal misto acompanhado de banda. Depois de mais de dez anos de existência, após passar por diversas formações, o grupo conta hoje com a colaboração dos seguintes professores: Ângela Coelho (voz e teclado), José Ricardo (voz e violão), Fernanda Felipe (voz), Marcelo Rezende (bateria e percussão), Mateus Soares (teclado) e Marcos Merê (contrabaixo). Vinculado ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, que tem na direção a professora Euzamary Pimenta, o grupo atua dentro do projeto Arte Educação no Currículo, coordenado pela professora Cintia Carla. Dentro desse projeto Os Menestréis trabalham na elaboração de materiais didáticos para professores, oficinas musicais para professores e alunos da rede estadual de ensino e também na produção de espetáculos didáticos itinerantes que mesclam as linguagens musical e teatral.
A professora Thay Coelho é biblioteconomista, professora de Letras Português/Inglês e pesquisadora com especialização em Literatura, Cultura e Ensino da Arte e em Biblioteconomia. Atua há mais de 07 anos na educação básica e na formação de professores, desenvolvendo projetos que unem a organização da informação à prática pedagógica criativa. Possui 15 anos de experiência em curadoria de conteúdos, editoração de textos e imagens e uso de tecnologias editoriais. Coordena oficinas voltadas ao uso do Padlet como ferramenta de planejamento e construção de murais interativos, promovendo ambientes de aprendizagem colaborativos e acessíveis. No Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, tem explorado o potencial da cultura digital no ensino de arte e na mediação do conhecimento. É autora de livros, textos acadêmicos e materiais didáticos, com foco na valorização da diversidade cultural, da linguagem literária e das práticas de cuidado na escola. Seu trabalho busca conectar sensibilidade e técnica, promovendo experiências formativas significativas. Currículo Lattes: acesse aqui