Ciranda da Arte

PROJETO ARTE EDUCAÇÃO NO CURRÍCULO

O projeto Arte Educação no Currículo é voltado para a formação de professores e estudantes da Rede Estadual de Educação. Tem como proposta realizar ações pedagógicas, didáticas e artísticas dentro do contexto escolar oferecendo cursos, oficinas, palestras, materiais didáticos e realizando apresentações, exposições, performances artísticas/didáticas a fim de aprimorar e complementar o ensino/aprendizagem de Arte no currículo da educação básica.

O projeto possui um perfil itinerante, onde a equipe de professores do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte vai até a escola no momento presencial de formação, procurando atender todas as CREs (Coordenadoria Regional de Educação), uma por vez, em cada circulação de formação.  A equipe de formação do Arte Educação no Currículo é formada por professores da Rede Estadual de Educação (SEDUC-GO).

As ações do Arte Educação no Currículo são desenvolvidas na perspectiva de compreender criticamente as manifestações artísticas, ao mesmo tempo em que buscam contextualizá-las para oportunizar o conhecimento relacionado à prática com a contextualização social/cultural. A compreensão crítica de elementos artísticos, tais como, imagens, movimentos, gestos e sons entre outros, implica desenvolver e ampliar o olhar sobre o mundo, uma vez que aproxima as produções artísticas das experiências de vida dos sujeitos de seu contexto cultural, social e afetivo. 

 

O projeto conta com a coordenação da professora Cintia Carla de Queiroz e direção geral de Euzamary Pimenta Gouvea.

O curso Circuito Formativo é uma das frentes do projeto Arte Educação no Currículo, voltada ao fortalecimento do trabalho pedagógico em Arte por meio de ações sistematizadas de formação continuada para professores e de experiências artístico-educativas para estudantes da Rede Pública Estadual de Ensino.

Na vertente destinada aos professores, o curso tem carga horária de 40 horas e aborda aspectos conceituais, metodológicos e práticos do ensino das linguagens artísticas — Artes Visuais, Dança, Música e Teatro — articulando os componentes curriculares à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ao Documento Curricular para Goiás Ampliado (DCGO) e às especificidades das unidades escolares.

Já na vertente voltada aos estudantes, o Circuito oferece atividades de formação de plateia, com propostas de fruição e apreciação artística, oficinas, palestras, rodas de conversa, performances e espetáculos, contribuindo para o desenvolvimento da sensibilidade, da escuta estética e do pensamento crítico dos educandos. Esta etapa não possui uma carga horária fixa, pois se organiza de maneira flexível, respeitando os contextos e as demandas de cada escola participante.

Nessa abordagem, os cursos oferecem uma formação integral do cursista através da discussão, reflexão, troca de experiências, apreciação, estudos e a prática docente dentro do contexto escolar.

Os cursos são realizados na modalidade Ensino Híbrido, observando o disposto da resolução do Conselho Estadual de Educação do Estado de Goiás (CEE) / PLENO nº02, DE 22 DE FEVEREIRO DE 2008 e RESOLUÇÃO CEE/PLENO N. 04, DE 29 DE MAIO DE 2015, de acordo com a demanda local, com vistas a atender à necessidade de capacitação na região metropolitana e nos demais municípios nas modalidades Ensino Híbrido.

Dentro da modalidade Ensino Híbrido, algumas aulas serão realizadas presencialmente, enquanto as demais aulas seguem por meio do ambiente virtual moodle.

O concerto didático “Vou te Contar, Tudo é Divino Maravilhoso: Da Bossa Nova a Tropicália” surgiu com o intuito de aproximar os jovens ao repertório de música popular brasileira, através de um concerto didático a ser apresentado a eles em ambiente escolar. O material foi pensado para sensibilizá-los a uma estética musical e poética completamente nova para a grande maioria dos estudantes. As letras existentes na música popular brasileira são irreverentes, ricas em conteúdo e repletas de simbolismo conferindo-lhe valor histórico pois dizem muito da história e cultura brasileira, tornando interessante e oportuno o contato com esse repertório.

O Grupo de Arte Educação Ciranda da Gente, instituído em 2010, é formado por professores da rede estadual de ensino e vinculado ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte/Seduc. Conta com a direção geral da professora Euzamary Pimenta (Ciranda da Arte), com coordenação de grupo do professor Getúlio Chartier, com a coordenação pedagógica do professor Renato Ribeiro Rodrigues e com a coordenação do projeto da professora Cintia Carla de Queiroz. Tem como integrantes os professores: Neuber Oliveira (teclado), Fausto Baptista (bateria e percussão), Mere (Baixo), Fernada Felipe (voz soprano), Célia Viana (voz Contralto), Danilo Duarte (voz tenor) e Getúlio Chartier (voz baixo).

 “A voz no corpo, o corpo da voz” parte de uma perspectiva contemporânea e sensível da educação musical, ao compreender a voz como uma extensão expressiva do corpo e não apenas como um instrumento técnico de afinação ou canto. Essa concepção amplia os horizontes da prática artística na escola, valorizando a experiência sensorial, corporal e subjetiva dos estudantes. Ao integrar práticas como jogos rítmicos, improvisações e narrativas corporais, a proposta rompe com modelos tradicionais de ensino musical pautados na reprodução e aproxima-se de abordagens investigativas e criativas, que privilegiam o processo sobre o produto final. Com isso, favorece o desenvolvimento de uma escuta ativa e empática, além de fomentar o protagonismo dos alunos na construção de seus próprios repertórios expressivos.

Do ponto de vista curricular, a proposta está alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e ao Documento Curricular para Goiás Ampliado (DCGO), especialmente à habilidade GO-EF06AR36-A, que incentiva o uso das possibilidades vocais para a expressão musical. Ao explorar as potencialidades sonoras da voz — como texturas, timbres, volumes e ruídos —, os estudantes têm a oportunidade de experimentar a arte de forma mais inclusiva, sensível e conectada às suas vivências. Além do conteúdo musical, o trabalho com corpo e voz toca dimensões afetivas, sociais e cognitivas da aprendizagem. 

Oficina de Formação de Repertório com Técnica de Percussão Corporal e vocal propõe uma experiência artística imersiva que une corpo, voz e ritmo em uma prática criativa e colaborativa. Destinada a estudantes do ensino fundamental e médio, a oficina busca trabalhar uma música do concerto didático – “Vou te Contar, Tudo é Divino, Maravilhoso: Da Bossa Nova a Tropicália, com a finalidade de despertar a consciência vocal e corporal por meio de atividades rítmicos e sonoros que utilizam o próprio corpo para expressar a pulsação musical de forma orgânica. Durante a atividade, os participantes fazem uma apreciação da música que será trabalhada na oficina, onde serão introduzidas as práticas vocais e de percussão corporal com a utilização de palmas e o movimento do passo (do método O Passo do professor Lucas Ciavatta) para fazer o trabalho de pulso, estimulando a coordenação motora, a escuta ativa, a criatividade e o trabalho em grupo. Amparado pelo DCGO, Elementos da Linguagem: Os parâmetros sonoros (GO-EF07AR20-A). Entender que a matéria-prima da música é o som e que este possui diferentes características. Conceituar os parâmetros do som: altura, duração, timbre e intensidade.

A arte é mais do que uma simples expressão estética – ela é linguagem, reflexão, identidade e potente instrumento de transformação. Com esse entendimento, este curso de formação continuada para professores propõe uma imersão profunda no universo da arte como ferramenta essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, ampliando horizontes e repertórios culturais.

Ao longo de quatro módulos reflexivos, os educadores serão convidados a redescobrir a arte sob múltiplas perspectivas: históricas, críticas, pedagógicas e criativas. Cada etapa do curso foi cuidadosamente pensada para estimular a sensibilidade, o pensamento crítico e o olhar atento para o papel da arte na formação humana.

Este módulo, em especial, é conduzido pela professora Késsia Coutinho, que compartilha sua experiência e visão sensível sobre os caminhos possíveis para integrar a arte ao cotidiano escolar de forma significativa.

Grupo “Ciranda da Gente”

O grupo Ciranda da Gente é formado por professores de música da Rede Estadual de Educação de Goiás. Criado em 2010 da necessidade da secretaria de Educação em atender as demandas que eram solicitadas por vários setores públicos/escolares do estado. Tem como objetivo, desenvolver pesquisas no campo da educação musical e da Cultura Brasileira (MPB). Apreciação musical crítica e estética de estudantes, professores, funcionários da SEDUC Goiás, bem como da comunidade goiana de modo geral através de apresentações didáticas e artísticas. Música enquanto apropriação reflexiva, consciente e transformadora na escola.
Entendemos que o campo diretamente ligado aos estudantes propicia um avanço significativo no aprendizado. Dessa forma, apresentamos aos discentes o contexto, os compositores e os diversos estilos e gêneros da música popular brasileira, em forma de concertos didáticos. Estimulando assim, os estudantes da rede de ensino público a participarem das aulas de música e dos projetos educacionais complementares e consequentemente, desenvolver a autonomia, habilidades sociais e emocionais, a implementação de diferentes formas de pensamento, além de oferecer estratégias que estimulem o posicionamento crítico diante do mundo utilizando a música como porta de acesso para o conhecimento. O grupo é formado pelos professores de música: Neuber Oliveira, Fausto Baptista, Marcos Paulo, Fernanda Felipe, Célia Viana, Danilo Duarte e Getúlio Chartier

Késsia Coutinho da Silva Moraes

É formada em Artes Visuais pela FAV/UFG e pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Atua como professora no Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e tem uma sólida trajetória de mais de 14 anos como figurinista e aderecista.
Sua experiência inclui a criação de bonecos e fantoches, com destaque para sua atuação no extinto Projeto Arte Educação da Fundação Jaime Câmara, além de importantes contribuições em espetáculos teatrais no Ciranda da Arte e na Cia de Teatro Sala 3, como “No dorso instável de um tigre”, “O gato malhado e a andorinha Sinhá”, “Corderama”, “Pretura”, “Príncipe Peralta”, “Maurice”, “Trilogia do Lorca” e “Árvore dos Mamulengos”. Também assina figurinos para o Grupo Teatral Trem de Doido (Porangatu-GO) e diversos bonecos, perucas e adereços para a “Ilumini – personagens vivos”.
Apaixonada por exposições, bienais e por toda forma de arte que dialogue com o público por meio da beleza, da estranheza ou da criatividade, acredita que um mundo com arte é a chave para transformar o olhar e dar voz ao que as palavras não alcançam, criando um espaço onde a empatia, a criatividade e a diversidade ganham vida.
Atualmente, dedica-se à criação de figurinos para os concursos cênicos e literários do Ciranda da Arte. Quando não está no ateliê ou em sala de aula virtual, gosta de viajar, estar com a família e sua netinha, produzir obras de arte e explorar novas formas de expressão além de confeccionar perucas artísticas com sensibilidade e imaginação.