O Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte está atuando com o projeto “Arte Educação no Currículo ”, que tem como objetivo realizar de forma híbrida a formação de professores e estudantes da Rede Estadual de Educação. Tem como proposta realizar ações pedagógicas, didáticas e artísticas dentro do contexto escolar oferecendo cursos, oficinas, materiais didáticos e realizando apresentações, exposições, performances artísticas/didáticas a fim de aprimorar e complementar o ensino/aprendizagem de arte no currículo da educação básica. O projeto consta com duas frentes de atuação, o Circuito Formativo que é voltado para a formação de professores e estudantes e a Formação de Plateia é uma frente do projeto voltada para a formação somente dos estudantes –oferecendo apresentações, atividades e oficinas.
Circuito Formativo
O Circuito Formativo tem como objetivo realizar de forma híbrida a formação de professores e estudantes da Rede Estadual de Educação. Tem como proposta realizar ações pedagógicas, didáticas e artísticas dentro do contexto escolar oferecendo cursos, oficinas, materiais didáticos e realizando apresentações, exposições, performances artísticas/didáticas a fim de aprimorar e complementar o ensino/aprendizagem de arte no currículo da educação básica. Temos 3 Circuitos Formativos que terão cursos e apresentações nas áreas de nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.
Espetáculo “Vou te contar…Tudo é Divino Maravilhoso. Da Bossa Nova a Tropicália”.
O Concerto Didático “Vou te contar…Tudo é Divino Maravilhoso. Da Bossa Nova a Tropicália” acontece através da execução de músicas e cena. Fazem parte do repertório, poesia de Vinícius de Moraes (Soneto de Fidelidade) e as canções: Garota de Ipanema, Wave, Arrastão, Cálice, Pot-pourri (Calhambeque, Namoradinha de um amigo meu e Garota do Roberto), Alegria Alegria e Divino Maravilhoso. Canções que compõem um pensamento cronológico da história brasileira através das músicas. O figurino pensado, também caracteriza a época com dinamismo das cores e movimento. O espetáculo retrata este período importante da história da música brasileira, seu estilo na forma de interpretar e seu contexto apresentando ao público que não o conhece, e claro, propiciando nostalgia e saudosismo àqueles que já viveram essa época. Fazem parte do espetáculo os professores de música: Instrumentistas – Marcos Santos (Teclado e Arranjo), Fausto Baptista (Percussão), Marcos Paulo (Baixista). Cantores – Célia Ricardo, Fernanda Felipe, Danilo Duarte e Getúlio Chartier.
Formação docente
Com o tema da oficina “A voz no corpo o corpo da voz” que faz parte do modulo 1 do circuito formativo 2, traz como integrantes os professores de música, Getúlio Chartier, Danilo Duarte e Célia Ricardo (Ciranda da Gente/ Ciranda da Arte) da Rede Estadual de Educação de Goiás/Ciranda da Arte. Nessa formação os cursistas professores da rede que trabalham com arte nas escolas da rede vivenciaram diferentes Arranjos, Gêneros e Estilos musicais bem como, produções e movimentos musicais, aspectos históricos, políticos, sociais e culturais no Brasil. Além disso, exercícios corporais para a prática musical, tais como alongamentos, aquecimentos, toques percussivos em partes do corpo e percepção rítmica. E ainda, práticas de técnicas vocais (respiração, vocalizes, projeção vocal e canto. Construções corporais e vocais de forma criativa, imaginativa e cênica. E como suporte, apoio dos vídeos formativos preparados pela equipe do grupo ciranda da gente que estão disponíveis na Plataforma Moodle.
Oficina para estudantes
Hoje tivemos a oficina de Formação de repertório com técnica de percussão corporal e vocal do grupo Ciranda da Gente. Nessa oficina os alunos participam de uma experiência de canto coral com músicas do concerto didático “Vou te Contar, Tudo é Divino Maravilhoso: Da Bossa Nova à Tropicália” apesentado pelo grupo, onde aprendem noções básicas de canto, de pulso e ritmo e de canto coletivo. No final da oficina ocorre uma apresentação com os alunos mostrando resultado obtido. A oficina é ministrada pelos professores Marcos Santos (Teclado e Arranjo) e Fausto Baptista (Percussão).
Módulo 2 –Oficina de Artes Visuais: Um Olhar crítico da obra de Arte.
A oficina “Um Olhar Crítico Da Obra de Arte” tem o objetivo de refletir e compreender arte através de experiências significativas com o fazer artístico, contextualizar história e processos de produção da arte. Produção a partir de elementos constitutivos das artes visuais, ampliando o conhecimento em arte no contexto histórico-cultural possibilitando pensar arte no ambiente escolar. Propicia vivências com materiais pedagógicos, discutir conceitos e linguagens artísticas. Produção de colagem, pintura e desenho. Ministrada pela professora Rochane Torres.