Ciranda da Arte

Projeto Arte/Educação no Currículo

O Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte está atuando com o projeto “Arte Educação no Currículo ”, que tem como objetivo realizar de forma híbrida a formação de professores e estudantes da Rede Estadual de Educação. Tem como proposta realizar ações pedagógicas, didáticas e artísticas dentro do contexto escolar oferecendo cursos, oficinas, materiais didáticos e realizando apresentações, exposições, performances artísticas/didáticas a fim de aprimorar e complementar o ensino/aprendizagem de arte no currículo da educação básica. O projeto consta com duas frentes de atuação, o Circuito Formativo que é voltado para a formação de professores e estudantes e a Formação de Plateia é uma frente do projeto voltada para a formação somente dos
estudantes –oferecendo apresentações, atividades e oficinas.

Circuito Formativo

O Circuito Formativo tem como objetivo realizar de forma híbrida a formação de professores e estudantes da Rede Estadual de Educação. Tem como proposta realizar ações pedagógicas, didáticas e artísticas dentro do contexto escolar oferecendo cursos, oficinas, materiais didáticos e realizando apresentações, exposições, performances artísticas/didáticas a fim de aprimorar e complementar o ensino/aprendizagem de arte no currículo da educação básica.  Temos 3 Circuitos Formativos que terão cursos e apresentações nas áreas de nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro.

Espetáculo “Pretura”

O Concerto Didático “Vou te contar…Tudo é Divino Maravilhoso. Da Bossa Nova a Tropicália” acontece através da execução de músicas e cena. Fazem parte do repertório, poesia de Vinícius de Moraes (Soneto de Fidelidade) e as canções: Garota de Ipanema, Wave, Arrastão, Cálice, Pot-pourri (Calhambeque, Namoradinha de um amigo meu e Garota do Roberto), Alegria Alegria e Divino Maravilhoso. Canções que compõem um pensamento cronológico da história brasileira através das músicas. O figurino pensado, também caracteriza a época com dinamismo das cores e movimento. O espetáculo retrata este período importante da história da música brasileira, seu estilo na forma de interpretar e seu contexto apresentando ao público que não o conhece, e claro, propiciando nostalgia e saudosismo àqueles que já viveram essa época. Fazem parte do espetáculo os professores de música: Instrumentistas – Marcos Santos (Teclado e Arranjo), Fausto Baptista (Percussão), Marcos Paulo (Baixista). Cantores – Célia Ricardo, Fernanda Felipe, Danilo Duarte e Getúlio Chartier.