Ciranda da Arte

O IV Concurso Cênico-Literário Reconhecendo Nossas Goianidades: Povos Indígenas no Cerrado é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação de Goiás, por intermédio da Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação e da Superintendência de Educação Infantil e Ensino Fundamental, cuja coordenação técnica e pedagógica é da Gerência de Arte e Educação e do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.
O projeto que configura este concurso é interdisciplinar, envolvendo os componentes curriculares de Língua Portuguesa e de Arte/Teatro. Ao estabelecer pontos de contato entre Literatura e Teatro, inter-relacionando-os neste projeto, propõe-se aos estudantes participantes a realização de atividades de criação, crítica, estesia, expressão, fruição e reflexão, conforme as habilidades e objetos de conhecimentos que compõem o DCGO-Ampliado com o foco no reconhecimento, na valorização, na promoção e na preservação das matrizes étnicas culturais e epistemológicas dos povos indígenas que constituem a identidade goiana.
Nesta edição, o tema “Povos Indígenas no Cerrado” abre o “trieiro” para pesquisar, conhecer e reconhecer a diversidade das pessoas indígenas, as contribuições socioculturais, a interculturalidade e aspectos que constituem as identidades culturais goianas, pois este processo é vivo. O termo “No Cerrado” considera uma perspectiva de não apagamento, com a relevância de conhecer as etnias originárias de Goiás e ainda as mais de 50 populações e comunidades indígenas que vivem ou já viveram neste território – pois os recortes de fronteiras de estados e municípios vieram depois destas populações. Parte-se da premissa de que o Brasil todo é Terra indígena. Logo, propõe-se que por meio das produções cênicas e/ou textuais os estudantes busquem se aproximar, investigar, ultrapassar os estereótipos e preconceitos contra as populações indígenas, para valorizarem a ancestralidade, os saberes e fazeres indígenas aproximando-os das experiências pessoais de estudantes considerando as peculiaridades relacionadas a origem, memórias e vivências.

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