Ciranda da Arte

Fale conosco: (62) 3261-6619
Secretaria de Estado da Educação

Cursos 2021/02

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Superintendência de Desporto Educacional, Arte e Educação através do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, abre inscrições para cursos GRATUITOS aprovados pelo Conselho Estadual de Educação nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A oportunidade é para a modalidade ENSINO A DISTÂNCIA sendo síncrono¹ e assíncrono².

1: Síncrono: cursos que acontecem com hora marcada, uma vez por semana; 2: Assíncrono: As atividades são liberadas no início da semana;

1.JUSTIFICATIVA

O Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte foi criado pela Lei n.º 15.255/05 como uma Unidade Escolar destinada à formação continuada de professores e ao acompanhamento dos projetos de arte, vinculado à Secretaria de Estado da Educação, com foco na qualificação dos arte-educadores da rede estadual de ensino, produção artística e pesquisa, com o intuito de fortalecer a identidade profissional dos educadores, de forma a compreenderem e interagirem criticamente com as diversas manifestações da imagem, do som, do movimento e da representação cênica.

As concepções que orientam a formação continuada estão de acordo com o Documento Curricular para Goiás – Ampliado, entendimento de seus princípios e fundamentos pedagógicos, em geral, e dos aspectos do Componente Arte, em específico; O Quadro Curricular – Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento/Conteúdos e Habilidades; Compreensão dos conceitos de progressão e integração de conhecimentos que compõem o componente curricular Arte, a partir de projetos investigativos e sequências didáticas; Os elementos constitutivos do planejamento e do plano de aula do/a professor/a de Arte, a partir de um currículo orientado por Competências e Habilidades. O planejamento e os cortes temporais.

 

2.OBJETIVOS

Os cursos de capacitação buscam integrar as diversas necessidades vinculadas à docência em arte, priorizando elaboração de planos e projetos de ensino diferenciados para serem desenvolvidos em sala de aula, planejados e discutidos durante as aulas, em conjunto com os professores ministrantes. Essas experiências pedagógicas, em muitos casos, são relatadas em seminários e outros eventos para socialização e ampliação do universo de experiências docentes para além do contexto da sala de aula. 

 

3.PÚBLICO ALVO

Professores da Rede Pública de Ensino (estadual e municipal).

 

4.INSCRIÇÕES

Deverá ser realizada entre os dias 11 de agosto a 03 de setembro de 2021 no site www.cirandadaarte.com.br utilizando a ficha de inscrição: https://forms.gle/J1fQTrxLtiBdrxXd8 . (INSCRIÇÕES ENCERRADAS!)

 

  1. MATRÍCULA

Após a inscrição, a equipe do Ciranda da Arte entrará em contato confirmando sua inscrição e solicitando a documentação para efetivação da matrícula. A documentação deverá ser entregue até dia 30 de setembro de 2021.

 

  1. QUANTIDADE DE VAGAS

            São 60 vagas para cada curso e serão preenchidas de acordo com a ordem de inscrição seguindo os CRITÉRIOS DE SELEÇÃO (item 7.). As inscrições que superarem esse número, serão adicionadas no Cadastro de Reserva e podem ser validadas até o dia 17 de setembro de 2021.

 

  1. CRITÉRIOS DE SELEÇÃO

            A prioridade de vaga e matrícula seguirá os seguintes critérios de seleção:

1º Professor(a) da Rede Estadual de Ensino que possuam maior quantidade de aulas no componente curricular Arte;

2º Professor(a) da Rede Estadual que está ministrando o componente curricular Arte;

3º Professor(a) da Rede Estadual;

4º Professor(a) da Rede pública de Ensino;

Observação: Os cursistas que tiverem sua matrícula aprovada, mas não acessarem o sistema até o dia 18 de setembro, terão sua vaga cancelada e disponibilizaremos a vaga para outros servidores do Cadastro de Reserva.

 

  1. INÍCIO DOS CURSOS

O início está previsto para o dia 08 de setembro de 2021, no ambiente virtual dos cursos: https://cirandadaarte.com.br/cursos – plataforma Moodle. Os dados de acesso (usuário e senha) serão enviados para os usuários matriculados.

9.CONTATO

            Qualquer dúvida sobre a inscrição ou o processo seletivo deve ser feito para o e-mail cursos.ciranda@seduc.go.gov.br ou com a sua Coordenação Regional de Educação.

 

  1. CURSOS

10.1 ARTES VISUAIS

10.1.1 GRAFFITI: A ARTE DE EDUCAR (60 vagas)

Professores: Santiago Lemos

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Diálogo sobre arte urbana, pichação e preservação do patrimônio público. Produção, compreensão crítica e contextualização de técnicas do graffiti. Desenvolvimento das modalidades bombs, grafitti 3 D, tags, stêncil e personagens.

Aulas síncronas às terças – 19h as 20h nos dias: 28 de setembro; 26 de outubro; 23 de novembro;

10.1.2 ATELIÊ DE ARTES VISUAIS – PESQUISAS E POÉTICAS DOCENTES (60 vagas)

Professor: Haroldo Araújo.

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Formar ateliê/grupo de produção artística de professores de Artes Visuais. Instigar a relação entre ensino, pesquisa e prática artística de professor. Dialogar sobre os caminhos criativos e refletir sobre as relações sociais da produção autoral e o ensino. Promover exposição itinerante nas escolas em que os professores ensinam, a partir do produzido no ateliê/grupo. Sistematizar catálogo artístico pedagógico em formato digital. Produzir material artístico pedagógico para futuras ações educativas.

Aulas síncronas às quartas – 19h as 20h nos dias: 29 de setembro; 27 de outubro; 24 de novembro;

10.2 MÚSICA

10.2.1 CANTO LIVRE (60 vagas)

Professora: Fran Ungareli.

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Desenvolvimento e aprimoramento das competências básicas do canto, para o aperfeiçoamento e interpretação de repertório sofisticado, tendo como parâmetro o estudo da música popular brasileira e norte americana.

Aulas síncronas às segundas – 19h as 20h nos dias: 27 de setembro; 25 de outubro; 22 de novembro;

10.3 DANÇA

10.3.1 PROCESSOS DE CRIAÇÃO EM DANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR (60 vagas)

Professores: Flávia Monteiro e Renato R. Rodrigues

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Estudo à partir da dança-educação. Estudo dos elementos estruturantes do movimento e suas possibilidades de criações poéticas em dança na escola. Jogos coreográficos, ações cênicas e demais metodologias que revisitem lugares dos afetos, da memória e experimentações em espaços diversos. Processos de investigação e criação em dança a partir de composição, improvisação e ampliação de repertórios e seus possíveis desdobramentos no âmbito escolar.

Aulas síncronas às segundas – 19h as 20h nos dias: 27 de setembro; 25 de outubro; 22 de novembro;

10.4 TEATRO

10.4.1 O JOGO TEATRAL – CONCEITO E ABORDAGENS NO UNIVERSO ESCOLAR (60 vagas)

Professora: Onira de Ávila Pinheiro Tancrede

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Didática e metodologia teatral no contexto escolar através do significado do jogo e suas abordagens na sala de aula através de teóricos como Ricardo Japiassu, Viola Spolin, Augusto Boal, Ingrid Dormien Koudela, Hilton Carlos de Araújo e Richard Courtney.

Aulas síncronas às quartas – 19h as 20h nos dias: 29 de setembro; 27 de outubro; 24 de novembro;

 

 

SERVIÇO 

 

Inscrições gratuitas de cursos de formação: 11 de agosto a 03 de setembro de 2021

Ondewww.cirandadaarte.com.br  ou https://forms.gle/J1fQTrxLtiBdrxXd8  

Início das aulas: 08 de setembro 

Mais informações: (62) 3261-6619 e  cursos.ciranda@seduc.go.gov.br

 

 

Rolar para cima