Ciranda da Arte

Fale conosco: (62) 3261-6619
Secretaria de Estado da Educação

SELEÇÃO PARA O CURSO ALTAS HABILIDADES EM ARTES – MODALIDADE A DISTÂNCIA

A SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DE GOIÁS, por meio da Superintendência do Desporto Educacional, Arte e Educação e do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, torna público, pelo presente Edital, a realização do Processo Seletivo de candidatos(as) para o CURSO ALTAS HABILIDADES EM ARTES – MODALIDADE A DISTÂNCIA, observadas as disposições contidas neste Edital.

  1. DO OBJETIVO DO EDITAL
    • O presente Edital tem por finalidade apresentar os critérios de seleção para ingresso no CURSO ALTAS HABILIDADES EM ARTES – MODALIDADE A DISTÂNCIA, com carga horária de 24 horas/semestre.
  2. DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES
    • A Secretaria de Estado da Educação de Goiás por meio da Superintendência do Desporto Educacional, Arte e Educação e do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte oferecem, sem ônus para os(as) estudantes da rede pública estadual de ensino, o CURSO ALTAS HABILIDADES EM ARTES – MODALIDADE A DISTÂNCIA.
    • No período de 08 a 18 de setembro estarão abertas as inscrições gratuitas para jovens que queiram desenvolver suas habilidades em Coro Cênico (Música/Teatro), Dança e Artes Visuais. O(a) estudante deve estar matriculado(a) na rede pública estadual de ensino fundamental e médio e residir em um dos municípios das 40 Coordenações Regionais de Educação – CREs do estado.
    • O Processo Seletivo de que trata este Edital será realizado inicialmente sob a responsabilidade de cada Coordenação Regional de Educação (CRE) e da equipe de profissionais do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte;
    • O processo seletivo conta com duas etapas. A primeira etapa efetuada pelas Coordenações Regionais de Ensino (CRE) e a segunda etapa pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.
    • As inscrições dos estudantes serão realizadas de forma gratuita por meio do link https://docs.google.com/forms/d/14AKIXudJPeNZvzu8DLH-lYgSIz8UJv_spUB-hWy7Tqg/edit Após o preenchimento deste link, cada CRE receberá os dados dos estudantes de sua regional para que possam selecionar até quatro estudantes para a segunda etapa de seleção.
    • Fica sob responsabilidade das CREs atender e orientar os estudantes para a primeira etapa da seleção. E, ainda, das requisições dos materiais pedagógicos solicitados pelos professores arte/educadores do Ciranda da Arte/Seduc;
    • A segunda etapa do processo seletivo será realizada pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte e se constituirá de banca nomeada e responsável nas linguagens de Música, Teatro, Dança e Artes Visuais.
    • As aulas acontecerão de forma on-line, via plataformas digitais, semanalmente, nos dias e horários de acordo com o item 3 deste Edital.
    • Fica a encargo de cada CRE encaminhar (via SEI) os selecionados para a segunda etapa de seleção – que ocorrerá entre os dias 20 e 25 de setembro de 2021, no período das 08h às 17h.
    • O resultado está previsto para ser publicado no dia 27 de setembro de 2021. Os (as) aprovados(as) deverão realizar suas matrículas entre os dias 29 e 30 do mês de setembro de 2021, e as CREs enviarão todos os documentos dos estudantes via Sistema Eletrônico de Informação (SEI) do Ciranda da Arte. O início das aulas está previsto para o dia 04 de outubro de 2021.

 

  1. DAS VAGAS E HORÁRIOS DE AULA
    • Serão ofertadas 160 (cento e sessenta) vagas para estudantes da rede estadual de educação do ensino fundamental (9º ano/anos finais) e ensino médio das 40 CREs do estado de Goiás que passarem no processo seletivo de duas etapas;
      • As vagas são destinadas à estudantes da rede estadual que tenham alguma habilidade artística nas linguagens de Artes Visuais, Dança e Coro Cênico (teatro e música);
    • Quantitativo de vagas ofertadas:
      • Artes Visuais (pintura e desenho) – 50 vagas.
      • Coro Cênico (música/teatro) – 50 vagas.
      • Dança – 50 vagas.

 

  • Dias e horários das aulas online (síncronas/ ao vivo):
    • Artes Visuais (pintura e desenho)

Vespertino – 25 vagas – (5°feiras 16:30 às 18h);

Noturno – 25 vagas – (5°feiras 18:10 às 19:40h);

  • Coro Cênico (música/teatro)

Matutino – 40 vagas – (5°feiras 09h às 11:30h);

Vespertino – 10 vagas – (4°feiras 14h às 17:00h);

  • Dança

Matutino – 25 vagas – (4°feiras 09h às 11h);

Vespertino – 25 vagas – (2° feiras 15 às 17 h)

  1. DAS INSCRIÇÕES

4.1 Requisitos – Antes de se inscrever, a(o) estudante deverá observar se preenche os requisitos mencionados a seguir:

  • Ser estudante matriculado(a) da rede estadual de ensino do estado de Goiás;
  • Estar cursando o Ensino Fundamental ou Médio;
  • Ter disponibilidade para participar das aulas remotas, ou seja, na modalidade a distância- síncrona (ao vivo nos horários descritos no item 3 deste edital);
  • Apresentar materiais comprobatórios de produção artística específica na modalidade artística escolhida;
  • Caberá a cada CRE realizar a seleção de até 4 (quatro) candidatos(as), conforme critérios estabelecidos neste edital, pela Coordenação do Curso Altas Habilidades em Artes – Modalidade a Distância.
  • Só serão aceitas inscrições em conformidade com este edital, não sendo aceitas inscrições provisórias que não estejam contempladas neste edital.
  • DO PROCESSO DE INSCRIÇÃO
    • O período de realização da inscrição será de 08 a 18/09/2021.
    • A inscrição para o Curso Altas Habilidades em Artes – Modalidade a Distância será realizada da seguinte forma: Cada CRE ficará responsável por divulgar o link de inscrições para as Unidades Escolares de sua regional, orientar e motivar os estudantes que possuem habilidades artísticas a se inscreverem para o processo seletivo através do link:
    • OBS: no ato do preenchimento do formulário o estudante deverá optar pela linguagem em que fará o curso: Artes Visuais, Dança e Coro Cênico (Música/Teatro).
    • Após o ato de inscrição via forms, as CREs receberão os dados de todos estudantes inscritos de sua regional, via SEI, para que a CRE desenvolva a primeira etapa de seleção.
    • O preenchimento do forms de inscrição deve seguir as seguintes orientações:
    • Artes Visuais: O/a candidato/a a uma das vagas deverá preencher as perguntas do forms e enviar um vídeo de no máximo 02 minutos (simples, com uso do celular). O vídeo deverá contemplar os seguintes dados: nome completo; idade; nome da escola que estuda: série/ano e turno; se já participou ou participa de curso de desenho ou pintura; filmar alguns trabalhos pessoais = portfólio (produção, desenhos, pinturas, esboços, croquis, rascunhos, projetos); falar um pouco do gosto pessoal: tipo de desenho/pintura que realiza ou que gostaria de aprender;
    • Coro Cênico – Música/Teatro: O/a candidato/a a uma das vagas deverá preencher as perguntas do forms e enviar um vídeo de no máximo 02 minutos (simples, com uso do celular). O vídeo deverá contemplar os seguintes dados: nome completo; idade; nome da escola que estuda: série/ano e turno; se já participou ou participa de curso de canto ou teatro; interpretar uma canção ou alguma interpretação cênica que demonstre suas habilidades na área;
    • Dança – Para a segunda etapa de seleção no curso Dança Jovem/Ciranda da Arte, o candidato deverá gravar um vídeo de até 01 minuto a ser enviado no forms de inscrição. Neste vídeo deverá conter os seguintes dados: Abordar nos primeiros 30 segundos de vídeo: Nome completo;  Idade; Nome da escola que estuda: série/ano e turno; Se já fez ou faz aulas de dança e qual modalidade; Falar o que espera desse curso de dança. Gravar uma coreografia de 30 segundos e nos 30 segundos restantes, apresentar uma filmagem coreográfica, dançando uma modalidade de sua preferência; por exemplo: hip hop, balé, jazz, breack etc;
    • Observação sobre a filmagem do vídeo a ser enviado: Gravar com o celular apoiado em uma superfície fixa, na posição vertical para que possamos ver de corpo inteiro os movimentos de performance, sem efeitos e edição. Atentem-se: à iluminação do ambiente de gravação; ao uso de roupas adequadas à prática de sua performance, tais como calças e blusas que promovam a segurança nos movimentos e para que não haja exposição inadequada do seu corpo, mas que, ao mesmo tempo, possibilite aos avaliadores perceberem as qualidades do movimento de sua performance.
  1. DAS ETAPAS DE SELEÇÃO:

5.1. Primeira etapa de seleção:

  • Caberá a cada CRE auxiliar na divulgação do projeto, bem como na divulgação do link para inscrição de estudantes interessados em participar do projeto;
  • Caberá às CREs – Coordenações Regionais do Estado a seleção interna de até 04 estudantes com habilidades ou altas habilidades artísticas, sendo que podem ser estudantes de artes visuais, dança, música e teatro. Para tal seleção todas as inscrições recebidas via forms serão direcionadas para as respectivas CREs para este processo de seleção entre os dias 08 e 18 de setembro;

5.2. Segunda etapa de seleção:

5.2.1. Caberá ao Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte efetuar a segunda etapa de seleção, de 20 a 25 de setembro, a partir das indicações dos aprovados na primeira etapa;

5.2.2 A segunda etapa consistirá em entrevistas, análise do vídeo enviado no formulário de inscrição e, no caso do coro cênico, audição.

5.2.3. Na entrevista serão confirmados os dados cadastrais e disponibilidade de participação nos dias e horários das atividades, reiterando que a não disponibilidade do candidato é item de caráter passível de desclassificação.

  • Critérios de Avalição

5.2.4.1. Sobre a audição para coro cênico – Audição musical (canto coral): Apresentar uma canção de livre escolha, podendo também ser solicitada outra canção ou exercícios de acordo com os critérios apresentados pela banca. A performance será avaliada observando os seguintes critérios:

  1. a) INTERPRETAÇÃO: Coerência poética na articulação vocal, considerando a interpretação textual (letra) na expressão do canto.
  2. b) AFINAÇÃO: Capacidade de cantar com afinação envolvendo timbres e intervalos diferenciados.
  3. c) INTENSIDADE: Capacidade de controle da intensidade sonora na melodia.
  4. d) RITMO: Consciência rítmica e controle da pulsação da melodia.

5.2.4.2. Sobre a Audição cênica (teatro): Um texto será disponibilizado para leitura, sendo observada a performance do participante segundo os critérios estabelecidos:

  1. a) LEITURA: Como o(a) candidato(a) trabalha com as palavras? Lê e percebe o texto com naturalidade? Como é o seu tempo de leitura?
  2. b) FOCO: Como trabalha com a concentração? Procura resolver o problema proposto? Aceita desafios ou se esconde?
  3. c) CORPO: Como ele(a) gestualmente se expressa em relação ao que faz e fala? Gestos descontraídos, expressivos ou contidos?

 

5.2.4.3. Sobre a audição de dança:  o candidato deverá fazer sua apresentação seguindo os critérios estabelecidos:

  1. a) RITMO: Deve estar adequado a modalidade da dança escolhida.
  2. b) CRIATIVIDADE: Capacidade de improvisação, criação e movimentação explorando os níveis e o espaço.
  3. b) TÉCNICA: Apresentar movimentos específicos na modalidade escolhida para se apresentar, jazz, hip hop, balé, etc.
  4. c) COREOGRAFIA: Será avaliada a partir da criatividade, não copie coreografias já existentes, proponha alto autoral, pois a coreografia vai nos indicar seu desempenho em todos os itens acima.

 

5.2.4.4. Sobre a audição de Artes Visuais: o candidato apresentará um vídeo seguindo os critérios abaixo:

  1. CRIAÇÃO: Usar e compreender os elementos da linguagem visual. Perceber e representar objetos e/ ou situações elementares da linguagem visual. Apresentar criatividade e organização do espaço proposto.
  2. REPRESENTAÇÃO: Identificar a capacidade do estudante de observar, pensar, registrar graficamente objetos e/ou situações apresentadas pelas imagens.
  3. EXPRESSÃO: Apresentar sensibilidade estética e artística nas produções.
  4. COMPOSIÇÃO: Realizar formulações gráficas e transformações com capacidade criativa e inventiva. Compreender as relações espaciais e de proporcionalidade entre objetos.
  • DO RESULTADO FINAL DOS SELECIONADOS.
    • Após as provas da segunda etapa, será realizada a conferência da documentação anexada, para composição da lista dos/as estudantes/as habilitados/as à realização do Curso;
    • O resultado final será divulgado dia 27 de setembro de 2021 no site do Ciranda da Arte cirandadaarte.com.br e enviado memorando via SEI para todas as CREs;
  • DA MATRÍCULA
    • Após a divulgação dos selecionados, os participantes deverão efetuar suas matrículas nos dias 29 e 30 de setembro de 2021, encaminhando os seguintes documentos:
    • Cópias de RG e CPF;
    • Documento comprobatório de seu vínculo com Instituição Pública Estadual (comprovante de matrícula ou declaração da Escola);
    • Termo de autorização do uso de imagem assinado pelos responsáveis legais
    • As digitalizações da documentação indicadas deverão estar legíveis, sob pena de desclassificação do/a candidato/a;
    • Não serão consideradas matriculados/as os estudantes que não apresentarem os documentos ou sem os dados preenchidos corretamente no formulário de inscrição.

 

  1. DOS RECURSOS

8.1. O recurso contra o resultado preliminar poderá ser interposto junto ao Ciranda da Arte, via correio eletrônico para www.cirandadaarte.com.br , dia 28 de setembro de 2021.

8.2. O recurso deve ser claro e objetivo, indicando a discordância da avaliação com o(s) critério(s) do edital, seleção dos avaliados. Não serão aceitos recursos com matéria diversa do edital.

 

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

9.1. O início das aulas está previsto para o dia 04 de outubro.

9.2. O(a) candidato(a) não poderá alegar desconhecimento de qualquer ponto explicitado no presente edital.

9.3. As alterações e comunicações referentes a este edital serão divulgadas na página no site do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte (www.cirandadaarte.com.br).

9.4. A participação no curso não poderá criar qualquer obstáculo para continuar as atividades escolares.

9.5. A plataforma utilizada para a realização das aulas síncronas será em plataformas digitais

9.6. A SEDUC/CIRANDA DA ARTE não se responsabiliza por eventuais erros do candidato no envio da inscrição.

9.7. A SEDUC/CIRANDA DA ARTE poderá alterar ou encerrar este Edital em qualquer momento, independentemente do calendário estabelecido.

9.8. Casos omissos serão deliberados pelo Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte.

Goiânia, 08 de setembro de 2021.

 

 

Italo Rodrigo Soares Aguiar

Superintendente do Desporto Educacional, Arte e Educação

 

Elisa Rebeca Simões Neto Vazquez

Diretora Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima