Festival Arte Educativo de Goiás
O Festival Arte Educativo de Goiás (FAEGO) é uma ação formativa, artística e cultural, destinada a promoção de ambientes de interação e divulgação dos projetos do Programa Arte Educação Goiás Ciranda da Arte. Os projetos são desenvolvidos por estudantes e professores de bandas e fanfarras, violão, dança, coral e artes visuais que participam do Projeto Arte Educa.
O FAEGO visa a difusão de produções artísticas desenvolvidas nas unidades escolares da rede estadual de educação de Goiás, como parte de políticas voltadas para as atividades educacionais complementares na área de Arte. Em consonância com os ideais formativos presentes na Base Nacional Comum Curricular e nos Documentos Curriculares de Goiás – DCGO Ampliado e do Ensino Médio.
Tem como objetivo estimular e valorizar a produção artística escolar em suas vertentes criativas, reflexivas e críticas. Além disso contribui para difundir as linguagens artísticas como essencial para a formação integral dos estudantes nos aspectos cognitivo, afetivo, social, físico e cultural. Contribuindo para a proficiência nas demais áreas do conhecimento, fortalecendo, portanto, valores essenciais para a formação cidadã e a projeção da cultura arte educativa desenvolvida nas escolas goianas.
O Festival vai contemplar as categorias Música Instrumental, que engloba: Fanfarras, Bandas de Percussão, Bandas Marciais, Bandas Musicais e Violão. E a categoria de Música Vocal constituída pelo Festival da Canção com duas modalidades, Canção a uma voz e Canção a duas vozes, Festival do canto coral e a Mostra Artística de Artes Visuais, Dança e Teatro.
O foco é valorizar a produção artística escolar nas vertentes criativas, reflexivas e críticas, além de contribuir para a formação integral dos estudantes nos aspectos cognitivo, afetivo, social, físico e cultural.
A prática coletiva de Bandas e Fanfarras é um processo colaborativo de performance musical, onde instrumentistas convergem habilidades técnicas e interpretativas em prol de um objetivo sonoro comum dentro de um mesmo repertório. Este processo envolve leitura musical, domínio técnico do instrumento, além de promover a internalização de elementos estilísticos e de linguagem musical, aprimorando sua capacidade de interpretação. Este contexto de aprendizado coletivo fomenta o desenvolvimento da consciência musical, da autoconfiança e do senso crítico, elementos cruciais para a formação integral do músico.
A prática de conjunto instrumental é um processo colaborativo de performance musical, onde instrumentistas convergem habilidades técnicas e interpretativas em prol de um objetivo sonoro comum dentro de um mesmo repertório. Este processo envolve leitura musical, domínio técnico do instrumento, além de promover a internalização de elementos estilísticos e de linguagem musical, aprimorando sua capacidade de interpretação. Este contexto de aprendizado coletivo fomenta o desenvolvimento da consciência musical, da autoconfiança e do senso crítico, elementos cruciais para a formação integral do músico.
A prática do ensino coletivo de Violão é um processo colaborativo de performance musical, onde instrumentistas convergem habilidades técnicas e interpretativas em prol de um objetivo sonoro comum dentro de um mesmo repertório. Este processo envolve leitura musical, domínio técnico do instrumento, além de promover a internalização de elementos estilísticos e de linguagem musical, aprimorando sua capacidade de interpretação. Este contexto de aprendizado coletivo fomenta o desenvolvimento da consciência musical, da autoconfiança e do senso crítico, elementos cruciais para a formação integral do músico.
A prática do Canto Coral é um processo colaborativo de performance musical, onde coralista convergem habilidades técnicas e interpretativas em prol de um objetivo sonoro comum dentro de um mesmo repertório. Este processo envolve leitura musical, domínio técnico da voz, além de promover a internalização de elementos estilísticos e de linguagem musical, aprimorando sua capacidade de interpretação. Este contexto de aprendizado coletivo fomenta o desenvolvimento da consciência musical, da autoconfiança e do senso crítico, elementos cruciais para a formação integral do cantor.
O Festival da Canção – 2025, modalidade da Categoria Música Vocal no Festival Arte Educativo de Goiás – FAEGO, é um evento artístico-pedagógico do Governo de Goiás realizado pela Secretaria de Estado da Educação, com a coordenação da Gerência de Arte e Educação/SDEAE e Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte. O festival é destinado a estudantes da rede estadual de educação que poderão apresentar repertórios musicais diversos como a Música Popular Brasileira (MPB), canção folclórica, música internacional e música erudita.
O Projeto Arte Educa compreende a dança na escola como um espaço de estudo, preparação, pesquisa, processo e experiência.
Para tanto, exige muitas aulas que passam por todos esses caminhos até se ter um espetáculo, ou mesmo, uma coreografia. Entende a dança como área de conhecimento e por isso, tem objetos de conhecimento próprios dela mesma, objetos esses que colaboram com a construção do repertório corporal, mental e emocional do estudante ao estabelecer a relação do corpo com o espaço, ritmo, criatividade, musicalidade, composição coreográfica, teoria e práticas.
Acompanhe a transmissão ao vivo