CURSOS MODALIDADE ENSINO A DISTÂNCIA 2020/02 – CIRANDA DA ARTE

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, abre inscrições para cursos nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro na modalidade Ensino a Distância (EaD). As vagas são GRATUITAS e estarão abertas até o dia 13 de setembro de 2020.

 

INSCRIÇÕES 

As inscrições estão em duas categorias:

  1. Cadastro de reserva: 10 vagas para cada curso, que serão preenchidas por meio do formulário: https://forms.gle/o8KDfY4Zztv482p57
  2. Inscrições para o curso: INTRODUÇÃO AO BAIXO ELÉTRICO (PRÉ-REQUISITO: INSTRUMENTO BAIXO)– Formulário para inscrição: https://forms.gle/Wap31t3YXU8vTkqV7

 

PÚBLICO ALVO

Professores e pesquisadores. (requisito mínimo: graduação em qualquer área)

 

INÍCIO DOS CURSOS

O início das aulas está previsto para o dia 14 de setembro de 2020 no ambiente virtual dos cursos: https://cirandadaarte.com.br/cursos – plataforma Moodle. Os dados de acesso (usuário e senha) serão enviados para os usuários matriculados.

 

 

CURSOS

DESENHO E HISTÓRIA DA ARTE 

Professor: Haroldo Araújo.

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Estimular e desenvolver a percepção estética, e a sensibilidade visual, compreendendo o desenho e a história da arte como uma representação simbólica que exerce grande influência no imaginário das pessoas. Discutir o desenho como produto cultural, histórico e um agente educativo.  Promover a compreensão das imagens, explorando os códigos da linguagem visual para estabelecer relações com o mundo e assimilar as informações sobre o mesmo. Construir narrativas visuais e ações educativas perpetuando pelo conteúdo da história da arte com as imagens produzidas.

 

ATELIÊ COM MATERIAIS ALTERNATIVOS –
Carga horária: 60 horas.
Duração prevista: 07 de setembro a 20 de novembro.
Professora: Késsia Coutinho

Ementa: Pesquisa, coleta e análise de materiais alternativos e de descarte disponíveis na comunidade. Reflexão sobre as relações sociais e a cultura de consumo. Processos de criação: fusão da arte contemporânea com a reciclagem.

 

HABILIDADES PELA PRÁTICA CURRICULAR (HPC) – ARTES VISUAIS – 

Professoras: Aissi Kárita da Silva, Fernanda Moraes Assis, Luciene Albernaz Oliveira dos Santos, Regina Célia de Souza Lopes e Sandra Santana Silva.

Carga Horária: 120 horas.

Ementa: Compreensão do processo histórico de criação do Documento curricular para Goiás – Ampliado; Entendimento dos princípios e dos fundamentos pedagógicos que sustentam o Documento curricular para Goiás – Ampliado, em geral, e dos aspectos do Componente Arte, em específico; O Quadro Curricular – Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento/Conteúdos e Habilidades; Entendimento dos conceitos progressão e integração de conhecimentos que compõem o componente curricular Arte; Problematização dos elementos constitutivos do planejamento e do plano de aula do professor, a partir de um currículo orientado por Competências e Habilidades. O planejamento e os cortes temporais.

 

DANÇA

HABILIDADES PELA PRÁTICA CURRICULAR (HPC) – DANÇA – 

Professoras(es): Claudia Cardoso Barreto, Lívia Patrícia Fernandes e Renato Ribeiro Rodrigues

Carga horária: 120 horas.

Ementa: Compreensão do processo histórico de criação do Documento curricular para Goiás – Ampliado; Entendimento dos princípios e dos fundamentos pedagógicos que sustentam o Documento curricular para Goiás – Ampliado, em geral, e dos aspectos do Componente Arte, em específico; O Quadro Curricular – Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento/Conteúdos e Habilidades; Entendimento dos conceitos progressão e integração de conhecimentos que compõem o componente curricular Arte; Problematização dos elementos constitutivos do planejamento e do plano de aula do professor, a partir de um currículo orientado por Competências e Habilidades. O planejamento e os cortes temporais.

 

JOGOS CORPORAIS E ESPAÇOS CÊNICOS: CRIAÇÕES EM DANÇA A PARTIR DA ESCOLA – 

Professora: Ingrid Gomes

Carga horária: 60 horas.

Ementa: Compreensões de Jogos Corporais nas ações cênicas – revisitando lugares dos afetos, da memória e experimentando espaços diversos. Processos de criação em dança a partir de composição, improvisação e ampliação de repertórios. Conceitos e perspectivas da dança na educação estética. Fruição a espetáculos de dança em diferentes espaços.

 

MÚSICA

VOZ E EXPRESSÃO – 

Professores: Danilo Duarte e Marcos Santos.

Carga horária: 40 horas.

Ementa: Estudos sobre a voz, desde sua fisiologia e seus aspectos na fala e no canto. Abordagem sobre as emoções e linguagens corporais, para “UMA” performance musical consciente no uso de corpo e voz. Desenvolvimento de repertório com os alunos baseado em diferentes gêneros e estilos musicais. Trabalhos de técnica vocal (vocalizes, sons onomatopaicos e fonoaudiologia).

 

FINALE – EDITORAÇÃO DE PARTITURAS, ARRANJOS E COMPOSIÇÃO – 

Professor: Antônio Campos Cardoso.

Carga horária: 60 horas.

Ementa: Curso básico do programa de edição de partituras Finale. Estudo e aplicação dos principais recursos do software; utilização de ferramentas necessárias para produção de partituras; criação, editoração, formatação de arranjos e composições.

 

ESCOLA DAS TECLAS – DO ZERO AO TOPO – 

Professor: Mateus Soares.

Carga Horária: 60 horas.

Ementa: Pesquisa sobre o instrumento teclado. Exploração em acordes Básicos e cifras. Atividades e exercícios para desenvolvimentos dos dedos, mão direita e Mão esquerda. Diálogos sobre repertório, acordes modernos e avançados. Explorações sobre como tocar e Conceber da execução com a Banda ou Solo. Diálogos sobre os mitos e verdades como alcançar uma boa Performance.

 

ARRANJOS PARA BANDAS – 

Professor: Manassés Barros Aragão.

Carga Horária: 90 horas.

Ementa: Vivência em conjunto de arranjos, composições e práticas musicais em formações voltadas ao universo das bandas marciais, musicais e de percussão. Atividades que subsidiem a atuação pedagógica com vistas à construção musical dentro das diversas realidades do corpo discente.

 

HABILIDADES PELA PRÁTICA CURRICULAR (HPC) – MÚSICA – 

Professoras(es): Ângela Cristina Coelho, Fernando Peres da Cunha, Lyudimila Regina Aires Felipe, Maria José Garcia Glória e Sylmara Cintra Pereira.

Carga horária: 120 horas.

Ementa: Compreensão do processo histórico de criação do Documento curricular para Goiás – Ampliado; Entendimento dos princípios e dos fundamentos pedagógicos que sustentam o Documento curricular para Goiás – Ampliado, em geral, e dos aspectos do Componente Arte, em específico; O Quadro Curricular – Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento/Conteúdos e Habilidades; Entendimento dos conceitos progressão e integração de conhecimentos que compõem o componente curricular Arte; Problematização dos elementos constitutivos do planejamento e do plano de aula do professor, a partir de um currículo orientado por Competências e Habilidades. O planejamento e os cortes temporais.

 

INTRODUÇÃO AO BAIXO ELÉTRICO (PRÉ-REQUISITO: INSTRUMENTO BAIXO) 
Carga Horária: 60 horas.
Professor: Marcos Paulo M. Barbosa( Merê)
Duração prevista: 07 de setembro a 20 de novembro.

 

DESENVOLVENDO O RITMO A PARTIR DO CORPO HUMANO –
Carga Horária: 60 horas.
Professor: Pedro Emmanuel
Duração prevista: 07 de setembro a 20 de novembro.

 

CANTO LIVRE –
Carga Horária: 60 horas.
Professor: Fran Ungarelli e Jefferson Sousa.
Duração prevista: 07 de setembro a 20 de novembro.

 

TEATRO

TEATRO SER E TEATRO EDUCAÇÃO – 

Professores: Marlos Pedrosa dos Santos e Haroldo Araújo.

Carga horária: 60 horas.

Ementa: Pesquisar, experimentar, vivenciar o Teatro ser e o ser do teatro-educação dentro da antropologia teatral e teatro do oprimido. Formação do ator-educador-sujeito como processo crítico , criativo e filosófico na sua representação no palco e na vida. Criar novas possibilidades estéticas no trabalho cênico, utilizando ver-apreciar-contextualizar na oficina do espetáculo.

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: PAPEL DOBRADO E PALAVRAS COLORIDAS – 

Professora: Shirlene Álvares

Carga horária: 60 horas

Ementa: Técnica alemã de contar história com papel dobrado. Papel dobrado – quatro técnicas de ilustrar a história. Histórias de sequência. Oficinas de construção da história. A contação de história como componente curricular de Arte na Educação Básica.

 

TÉCNICAS TEATRAIS – 

Professoras(es): Altair de Sousa, Ingrid Rodrigues Gomes, Ivone Maria da Cruz, Rodrigo Mota Lins, Késsia Coutinho, Raquel Rosa e Adriana Rufinho.

Carga horária: 60 horas.

Ementa: A tecnologia da cena e o desenvolvimento do espetáculo cênico; as artes e as técnicas que estruturam o espetáculo cênico. Concepção e encenação de ideias. Os processos de construção física do espetáculo.

 

 

HABILIDADES PELA PRÁTICA CURRICULAR (HPC) – TEATRO – 

Professoras: Karla Araújo, Mara Veloso de Oliveira Barros, Onira de Ávila Pinheiro Tancrede e Rosane Christina de Oliveira

Carga Horária: 120 horas.

Ementa: Compreensão do processo histórico de criação do Documento curricular para Goiás – Ampliado; Entendimento dos princípios e dos fundamentos pedagógicos que sustentam o Documento curricular para Goiás – Ampliado, em geral, e dos aspectos do Componente Arte, em específico; O Quadro Curricular – Unidades Temáticas, Objetos de conhecimento/Conteúdos e Habilidades; Entendimento dos conceitos progressão e integração de conhecimentos que compõem o componente curricular Arte; Problematização dos elementos constitutivos do planejamento e do plano de aula do professor, a partir de um currículo orientado por Competências e Habilidades. O planejamento e os cortes temporais

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