IPEARTES-SEDUC PROMOVE FESTIVAL DE HUMANIDADES – A EDIÇÃO VIRTUAL ACONTECE DE 04 A 06 DE NOVEMBRO

ipeartes
novembro 4, 2020

O evento online apresentará os projetos desenvolvidos por estudantes e educadores de 7 cidades do Nordeste Goiano, encerrando a terceira edição da Olimpíada de Humanidades.

A Secretaria de Estado da Educação de Goiás – SEDUC, por meio do IPEARTES, Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte Educação e Tecnologias Sustentáveis, promove a Olimpíada de Humanidades, cujo encerramento é o Festival de Humanidades. Este ano, sua realização será virtual e acontecerá de 04 a 06 de novembro, a partir das 19 horas. Nos dois primeiros dias o evento será transmitido ao vivo pelo canal TV IPEARTES no Youtube e no dia 06 de novembro, o encerramento será na plataforma Zoom Meeting. O Festival de Humanidades é o momento de compartilhamentos dos projetos de aprendizagens significativas, envolvendo estudantes e educadores do Ensino Médio.

A Olimpíada de Humanidades está em sua terceira edição, o projeto que propicia ações educativas intertransdisciplinares entre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Artes, a partir da elaboração e desenvolvimento de projetos aprendizagem significativa de estudantes e educadores do Ensino Médio. A Olimpíada desenvolve suas atividades nas unidades escolares dos seis municípios que compõem a APA – Área de Proteção Ambiental Pouso Alto: Cavalcante, Teresina de Goiás, Nova Roma, Colinas do Sul, São João D’Aliança e Alto Paraíso de Goiás, além do município de Monte Alegre de Goiás, no Nordeste Goiano. A programação do Festival de Humanidades apresentará todas as etapas da 3ª Olimpíada de Humanidades, as ações vivenciadas pelas equipes, assim como as produções audiovisuais científicas e artísticas resultantes dos projetos. No dia 4 de novembro, após a transmissão do Festival de Humanidades, acontecerá o “Encontrão da Olimpíada – Reconectando nossas Humanidades” para os estudantes participantes de todos os anos anteriores.

 

O Festival de Humanidades é um momento muito esperado pelos jovens, o encontro de todos eles é uma oportunidade única de fortalecimento de vínculos e laços afetivos com os colegas das outras escolas. Nas edições de 2017 e 2018, o Festival  foi realizado na cidade de Alto Paraíso de Goiás, município sede do IPEARTES/SEDUC. Na edição de 2019, o Festival estava previsto para acontecer juntamente com a etapa do Turismo Educacional no início de 2020. Em decorrência da pandemia da COVID-19, esta etapa não pode ser realizada como planejada e o Festival de Humanidades ocorrerá em formato virtual.  Para não perder o vínculo entre os jovens, no dia 4 de novembro, após a transmissão do Festival de Humanidades, acontecerá o “Encontrão da Olimpíada – Reconectando nossas Humanidades” aberto a todos os estudantes participantes deste ano e dos anos anteriores para uma roda de conversa.

FESTIVAL DE HUMANIDADES – EDIÇÃO VIRTUAL 
De 04 a 06 de novembro – 19 horas
Classificação Etária: Livre
04/11 – Canal TV IPEARTES no Youtube
05/11 – Canal TV IPEARTES no Youtube
06/11 – Zoom Meetings – link nas redes sociais

Acesse o site da Olimpíada de Humanidades e saiba mais:
www.ipeartes.org/olimpiada


III Olimpíada de Humanidades – Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável

A Olimpíada de Humanidades vincula-se ao compromisso do Governo de Goiás junto a agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente sobre a quarta meta, que diz respeito à Educação de Qualidade. “A partir de uma problemática local, a Olimpíada busca discutir, refletir, propor e deliberar possibilidades para mudanças socioculturais. Nesse momento em que estamos discutindo o papel da educação para um mundo em transição, nosso desafio é o de preparar os estudantes e cuidar para que esses jovens sejam educados com dignidade e cidadania”, avalia Luz Marina de Alcantara, gerente de Arte e Educação e representante da SEDUC no programa dos 17 ODS no Estado de Goiás.

Em 2019, a Olimpíada de Humanidades novamente usou como referência o tema da  Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e acontece desde 2004.

Acesse aqui o site da Olimpíada de Humanidades e conheça todos os detalhes dessa ação educativa (inter-, trans-)disciplinares entre as áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Artes, a partir da elaboração e desenvolvimento de projetos de professores e estudantes de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino do Estado de Goiás e realizado pelo IPEARTES.

Realização: IPEARTES – Instituto de Pesquisa, Ensino e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis, Centro de Estudo e Pesquisa CIRANDA DA ARTE, Secretaria de Estado da Educação – SEDUC-GO.

Apoio: ICMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, Prefeitura Municipal de Alto Paraíso, Cidade da Fraternidade, OSCAL – Organização Social Cristã-Espírita André Luiz e Coordenação Regional de Educação, Cultura e Esporte dos municípios de Campos Belos, Minaçu, Planaltina de Goiás e Posse.