CURSOS MODALIDADE ENSINO A DISTÂNCIA 2021/01 – CIRANDA DA ARTE

artes-visuais
fevereiro 2, 2021

INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

A Secretaria de Estado da Educação, por meio do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte, abre inscrições para cursos GRATUITOS nas áreas de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro. A oportunidade é para a modalidade ENSINO A DISTÂNCIA sendo síncrono e assíncrono.

Síncrono: cursos que acontecem com hora marcada, uma vez por semana;

Assíncrono: As atividades são liberadas no início da semana;

 

PÚBLICO ALVO

Professores e pesquisadores. (requisito mínimo: graduação em qualquer área)

 

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser realizadas no site www.cirandadaarte.com.br utilizando a ficha de inscrição: INSCRIÇÕES ENCERRADAS!

Documentação exigida: CÓPIA Registro Geral (RG) e comprovante de endereço. Elas devem ser enviadas durante o curso.

 

VAGAS E MATRÍCULA

Vagas limitadas e preenchidas de acordo com a ordem de inscrição. As matrículas serão confirmadas durante o período de inscrição, e a confirmação será realizada até o dia 26 de fevereiro de 2021. Atualizaremos a quantidade de vagas diariamente no site www.cirandadaarte.com.br

 

INÍCIO DOS CURSOS

O início das aulas está previsto para o dia 01 de março de 2021, no ambiente virtual dos cursos: https://cirandadaarte.com.br/cursos – plataforma Moodle. Os dados de acesso (usuário e senha) serão enviados para os usuários matriculados.

 

CURSOS

ARTES VISUAIS

FOTOGRAFIA: UM CLICK NO COTIDIANO PARA AS NARRATIVAS VISUAIS

Professor: Haroldo Araújo.

Carga Horária: 60 horas. (ASSÍNCRONO)

Ementa: Estudo da fotografia como produto cultural e histórico, representação simbólica e sua influência do imaginário coletivo. Exploração dos códigos de linguagem visual e construção de narrativas visuais.

 

DANÇA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LINHA DE FRENTE – ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA.

Professora: Pollyanna França da Silva

Carga horária: 60 horas. (SÍNCRONO – Quinta-feira. (Turma I: 18h30 às 20h – Turma II: 20h às 21h30 – Esse horário será decidido individualmente)

Ementa: Estudo e reflexão dos conceitos e da práxis pedagógica dos professores de linha de frente, a partir dos conteúdos propostos.

 

O MOVIMENTO E SUAS POÉTICAS DANÇANTES

Professora: Ingrid Rodrigues Gomes

Carga horária: 60 horas. (ASSÍNCRONO)

Ementa: “Dançar é uma oportunidade de libertar a poesia que há em cada ser humano”. Neste curso vamos mergulhar em estudos sobre os elementos estruturantes do movimento a partir do Sistema Laban Bartenieff. Categorias corpo, espaço, esforço e forma e suas possibilidades poéticas na dança. Diálogo com os conceitos estruturantes da área de dança – processos de investigação, criação e composição em dança e seus desdobramentos no âmbito escolar.

MÚSICA

EDIÇÃO BÁSICA DE ÁUDIO E VÍDEO: TRABALHANDO COM DIVISÃO DE TELAS (MOSAICO)

Professor: Everton Luiz Loredo de Matos.

Carga horária: 60 horas. (ASSÍNCRONO)

Ementa: Captação de áudio com poucos recursos. Produção musical básica com o software Reaper. Edição, mixagem e masterização. Edição básica de vídeo no software Davinci Resolve. Importação e sincronização de áudio e vídeo. Divisão de telas e mosaico com vídeos

 

ESTUDO E PESQUISA EM TEATRO: MODALIDADES E ESPECIFICIDADES

Professor: Edimar Pereira

Carga horária: 60 horas. (ASSÍNCRONO)

Descrição: Momentos específicos para o debate, estudo e reflexão sobre o ensino de Teatro,

conforme o Documento Curricular para Goiás Ampliado (DCGO) colocando em diálogo

com as atuais vertentes das pesquisas nas Artes da Cena considerando a constante

investigação no processo ensino-aprendizagem, sintonizando o professor com as teorias e

produções contemporâneas.

 

NÚCLEO DE CRIAÇÃO TEATRAL – GET/TRUPE/ATELIÊ DE PRODUÇÃO

Professor responsável: Altair de Sousa

Carga horária: 60 horas (assíncrono)

Ementa: Introdução ao processo colaborativo de criação do Grupo Experimental de Teatro/ SEDUC, Trupe dos Cirandeiros – Núcleo de Criação Teatral e Ateliê de Produção, numa atitude autoral e participativa na atuação, cenografia, dramaturgia e direção. Através da experimentação teórica prática dos fundamentos destas práticas, o curso visa desenvolver procedimentos de condução e orientação para um processo colaborativo de criação autoral a partir de exercícios corporais, estéticos e de escrita cênica no Campo Poético/ pessoal.

 

OUTROS

ARTES INTEGRADAS: A ARTE NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA DO SÉCULO XXI

Professora: Aline Folly Faria

Horário: Encontros semanais intercalados via Videoconferência: quinta-feira 20h30

Ementa: as Artes, conceitos, perspectivas, metodologias e influências para o ensino holístico contemporâneo. Reflexões sobre o documento da BNCC e a construção de conhecimento nas diferentes formas artísticas. As práticas artísticas como potencializadoras do desenvolvimento do conjunto dos saberes da escola. Conceitos de interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, pensamento complexo, interculturalidade e integração. Características, habilidades e metodologias para a integração, conceitos e problemas. Como as Artes Integradas podem contribuir para o desenvolvimento holístico na escola contemporânea. Quais elementos artísticos, práticos e filosóficos podem ser estruturados. Experiências práticas e reflexivas em performances integrativas. Contribuições para planejamentos, atividades e aulas dos professores.

 

DOCUMENTO CURRICULAR PARA GOIÁS – ETAPA ENSINO MÉDIO: O COMPONENTE ARTE

Professores: Aline Folly Faria, Fernanda Moraes de Assis, Renato Ribeiro Rodrigues e Mara Veloso de Oliveira Barros.

Carga horária: 60 horas.

Ementa: O Ensino Médio. Sujeitos do Ensino Médio. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Territórios e dimensão simbólica. Integração curricular. O DCGOEM e a avaliação da aprendizagem escolar. O DCGOEM e a formação docente. Arquitetura curricular. Formação geral básica. Área de Linguagens e Suas Tecnologias. O componente curricular Arte: as Artes Visuais, a Dança, a Música e o Teatro. A Competência 06: Habilidades, Objetivos de Aprendizagem, Campos de Atuação, Práticas de Linguagem e Objetos de Conhecimento. Flexibilização curricular/Itinerários Formativos: Eletivas, Projetos de Vida e Trilhas de Aprofundamento.