O mês de novembro, especialmente o dia 20, é marcado pela celebração do Dia da Consciência Negra, uma data de reflexão sobre a importância da cultura afro-brasileira e a luta contra o racismo. Instituída em homenagem à resistência de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares. A data nos convida a reconhecer e valorizar a contribuição das populações negras para a formação da sociedade brasileira, além de promover o debate sobre a desigualdade racial e os desafios que ainda persistem. Em 2023, a presidência da república sancionou a Lei 14.759/23, que torna o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, feriado nacional em todo o país. Ao longo de todo o mês, diversas atividades culturais, educativas e políticas são realizadas para promover a reflexão, o respeito e a valorização da identidade negra, reafirmando o compromisso com a justiça social e a igualdade de direitos.

Confira nossas publicações

Estes materiais foram desenvolvidos por arte/educadores(as) do Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte – SEDUC-GO e do IPEARTES-SEDUC-GO (Instituto de Ensino, Pesquisa e Extensão em Arte, Educação e Tecnologias Sustentáveis). Destinam-se a educadores(as), estudantes e pesquisadores, com o objetivo de promover o letramento étnico-racial, apresentando propostas e projetos desenvolvidos na Rede Estadual de Ensino pelas duas instituições, além de possibilitar seu uso como recurso pedagógico em sala de aula.

O primeiro e-book, Educação Antirracista: Coletânea de Amostras de Atividades, oferece uma série de práticas e recursos que podem auxiliar em aulas, projetos e ações relacionadas à educação antirracista e à implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/08. Todo o conteúdo está embasado na BNCC e no DCGO-Ampliado.

Os e-books Contribuições da Diáspora Africana na Cultura Brasileira fazem parte de uma série de seis volumes. O primeiro volume, Sugestões e Inspirações para Educadores, traz uma introdução detalhada ao tema, juntamente com sugestões de autores e fontes para pesquisa, tanto literárias quanto digitais. O segundo volume, Caderno de Sugestões e Inspirações para Educadores sobre Literatura Afro-brasileira para Sala de Aula, apresenta um panorama da literatura negra brasileira para as diversas comunidades escolares, trazendo também sequências didáticas para educadores e subsídios para inspirar novas atividades e ações.

Texto: José Alecrim e Fidelino Lacerda