O Curso Online de Flauta Doce – Módulo 1 foi elaborado pela equipe da Webzine do Ciranda da Arte, formado pelas professoras Cintia Carla, Elisa Simões Neto Vazquez e Euzamary Pimenta Gouveia de Melo. O lançamento aconteceu em outubro de 2018, sendo disponibilizado o primeiro módulo que possui 13 aulas. Todo o material elaborado é de autoria das professoras idealizadoras. O material consiste em videoaulas, exercícios, partituras, playbacks e áudios, estando disponível para livre acesso e download gratuito.
Este curso tem como objetivo atender estudantes e professores da Secretaria Estadual de Educação de Goiás (SEDUC-GO) e de outras localidades que tenham o interesse no ensino-aprendizagem online, oportunizando uma formação e ampliação de conhecimento para professores e alunos da rede estadual de Goiás. Além disso, é um meio de disponibilizar material pedagógico gratuito para as aulas de música da rede.
Os exercícios iniciais foram baseados em jogos reprodutivos de sons. Através destes jogos é possível desenvolver algumas habilidades, como a percepção musical e o aprimoramento da motricidade. Em jogos de reprodução sonora é possível haver uma “interação”, mesmo não sendo presencial, entre professor e aluno. Em um jogo, o aluno precisa observar, ter atenção ao ouvir, precisa esperar o seu momento de tocar, seguir regras, havendo de certa forma uma cooperação entre ambas as partes. Segundo Lopes, “É muito mais fácil e eficiente aprender por meio de jogos, e isso é válido para todas as idades, desde o maternal até a fase adulta. (Lopes, 2005, pág. 23).
A escolha dos exercícios e das músicas partiu dos seguintes aspectos, como: desenvolvimento progressivo da técnica da flauta doce, aumento progressivo da capacidade da leitura musical, desenvolvimento da percepção do aluno, sempre relacionando a teoria à prática ou vice-versa.
Apesar de as canções e dos exercícios serem de nossa autoria, procuramos, em sua maioria, compor dentro da diversidade da nossa música brasileira, bem como a escolha dos acompanhamentos rítmicos dos exercícios. É importante que o ensino da flauta doce não seja apenas um recurso que possa auxiliar na musicalização, mas que possa proporcionar o ensino da música, que ele seja contextualizado e significativo para o aluno, promovendo a democratização do acesso e do conhecimento cultural também. Alguns educadores ressaltam a escassez de materiais pedagógicos para o ensino da flauta doce, que contemplem a nossa música regional, contribuindo para a valorização de nossa cultura, pois muitos destes materiais utilizados são até traduzidos de outros países, devido à falta de materiais nacionais. Como relatam Weilandm, Sasse e Weicheselbaum, “observamos, com muita frequência, a utilização de métodos estrangeiros, alguns até traduzidos, dada a carência de material nacional (Weilandm, 2008, pág. 08).